Caruaru teve representação na 2a Conferência Nacional da Saúde das Mulheres

20914766_672695179594535_132269976497856049_n

Com o objetivo de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, o Nacional de Saúde (CNS) realizou neste final de semana, a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres que trouxe o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.

Pela primeira vez na história, Caruaru teve representação no evento. As delegadas Mácia Correia, psicóloga do Balcão da Mulher; Stephane Fechini, da pasta Mulheres Transexuais; e Ana Elizabeth, gerente do Eixo de Políticas de Saúde para Mulheres que foram eleitas na Conferência Estadual, representaram a gestão municipal, através da Secretaria de Políticas para Mulheres.

A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres foi um espaço de debates visando aumentar a mobilização e o engajamento das mulheres e dos movimentos sociais na luta pela igualdade de gênero e contra os retrocessos que afetam a saúde e a vida das mulheres.

As propostas, debatidas amplamente por milhares de participantes em conferências municipais, macrorregionais, estaduais e livres, vão compor o Relatório Nacional, que contribuirá para a revisão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

“Trabalhamos em 4 eixos. O primeiro foi o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres. O segundo, tratou do mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres. O terceiro, trouxe uma discussão a cerca da vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de atenção integral a saúde das mulheres. E por fim, o quarto eixo abordou políticas públicas para mulheres e participação social. Foi um momento de mostrar a força e a motivação que cada mulher tem em buscar a libertação e o sucesso para uma vida melhor”, afirmou Ana Elizabeth.

O evento reuniu cerca de 1800 participantes no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Curiosidade:

A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres ocorre após 30 anos da primeira edição e também terá como destaque a luta contra Emenda Constitucional 95/2016, que congela recursos públicos em Saúde e Educação por 20 anos, e contra a privatização do SUS.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *