Casa de Apoio à Gestante atende cerca de mil mulheres

8c0990bb-2e59-4204-af8a-36231264af2b

Com mais de dois anos de funcionamento, a Casa de Apoio à Gestante contabiliza cerca de mil atendimentos. Elas são acompanhadas por doulas que, de acordo com a palavra grega significa “mulheres que servem a outras mulheres” antes, durante e depois do trabalho de parto. No local, as gestantes são acolhidas mediante encaminhamento do médico da Casa de Saúde Bom Jesus para um acolhimento pré-parto.

Na Casa, as doulas ensinam as mulheres a aliviar as dores do trabalho de parto. O acolhimento é feito com acompanhante para melhor relaxamento da gestante. Com cinco leitos para atendimento, com cama para paciente e acompanhante nos quartos, o local funciona 24h com profissionais em todos os horários.

A Casa de Apoio à Gestante fica na Rua Saldanha Marinho, número 325, no bairro Maurício de Nassau, fica uma rua após a Casa de Saúde.

Partos normais em Caruaru – O Movimento Nascer Bem em Caruaru, implantado pela Prefeitura Municipal, tem revelado bons resultados. Só nos últimos quatro meses desse ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, aumentou em 0,8% o número de partos normais na maternidade Casa de Saúde Bom Jesus. Os dados revelam que de janeiro a abril deste ano foram realizados 594 partos normais, em concorrência com 589 em 2015.

Já os números de partos cesáreos vêm diminuindo em comparação aos normais. Em 2015, nos últimos quatro meses, foram 354 e esse ano 381.

Os bons números revelam que o trabalho de conscientização das mulheres sobre a importância do parto normal está surtindo efeito. Vale destacar que o parto normal traz melhor recuperação para a mulher, além de menos risco de infecções, hemorragias e lesões de órgãos como bexiga, uretra, artérias e intestinos.

O parto normal também é bom para o bebê, pois a criança respira melhor, a descida do leite é acelerada e a recuperação é mais rápida.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *