Celpe lança projeto Troca Econômica em Santa Cruz

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está ampliando o projeto Troca Econômica Celpe para o município de Santa Cruz do Capibaribe. A iniciativa segue até esta quarta-feira (20). A ação prevê bônus de R$ 285 a R$ 585 para os consumidores na troca de ar-condicionado, refrigerador ou freezer usado por um novo, com Selo Procel de Economia de Energia, de menor ou igual capacidade. O objetivo é incentivar a substituição para que haja redução de consumo e, consequentemente, diminuição da conta de energia dos participantes.

Na prática, o consumidor que atender aos critérios para participação receberá o bônus durante ou após a aquisição do novo equipamento de igual ou menor capacidade que o antigo. Ao substituir, por exemplo, um refrigerador ineficiente por um novo, o consumidor pode reduzir em até 30% a conta de energia. No caso do freezer, a substituição pode promover uma redução de até 35%. Para o ar-condicionado, 23%. Vale destacar que cada consumidor terá direito à troca de dois equipamentos por conta-contrato.

A Troca Econômica faz parte do Programa de Eficiência Energética da Celpe e foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Podem participar os consumidores residenciais de Santa Cruz que tenham fornecimento de energia regular, estejam em dias com as contas de luz e apresentem média dos três maiores consumos de energia dos últimos 12 meses igual ou maior que 80 kWh/mês. Além disso, não pode ter adquirido, nos últimos oito anos, equipamento similar com subsídio (compra/doação) da concessionária, a exemplo do Energia Verde e da Nova Geladeira.

Aqueles que atenderem aos critérios poderão ter acesso ao Troca Econômica Celpe de duas maneiras. A primeira delas é comparecer ao atendimento do Troca Econômica (Lojas Insinuante, avenida 29 de Dezembro, 436, bairro São Cristóvão, em Santa Cruz do Capibaribe) para se inscrever e adquirir o desconto no ato da compra do equipamento novo. A segunda forma é, após a compra do eletrodoméstico com Selo Procel de Economia de Energia em qualquer loja varejista, o consumidor procurar o atendimento do projeto e se inscrever.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *