Celpe prepara esquema especial para o feriado da Semana Santa

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) coloca em operação, a partir desta quinta-feira (13), um esquema especial para assegurar a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica durante o feriado da Semana Santa. O plano vai envolver cerca de 600 profissionais em plantões normais e extras. Serão mobilizadas mais de 260 equipes para ocorrências de pequeno porte e turmas especializadas para situações de maior complexidade. O esquema vai funcionar até o Domingo de Páscoa (16).

O plano especial atende os locais de maior fluxo e aglomeração de pessoas, onde são realizados espetáculos da Paixão de Cristo. Equipes permanecerão deslocadas para pontos estratégicos, de onde podem atender com maior agilidade a eventuais ocorrências.

Especificamente em Gravatá e Fazenda Nova, que registram intensa movimentação de visitantes no período, foram destacados 40 profissionais e 12 viaturas que vão se revezar em plantões diários.

No Recife, a Paixão de Cristo encenada no Marco Zero vai receber o apoio de uma equipe de prontidão durante a encenação.

O monitoramento e controle geral do sistema elétrico de todo o Estado estarão sob a supervisão do Centro de Operações Integradas (COI) da Celpe, no Recife, e também terá seu quadro reforçado com 52 controladores e 3 engenheiros supervisores distribuídos diariamente ao longo do período, além da estrutura de sobreaviso.

Preventivamente, a empresa promoveu inspeções e manutenções na rede de distribuição de energia nos locais de demanda intensificada. Nas cidades de Caruaru, Brejo da Madre de Deus e Gravatá, no Agreste pernambucano, a Celpe realizou inspeções em aproximadamente 600 quilômetros de linhas de baixa e média tensão e mais de 100 quilômetros de linhas de subtransmissão. Como resultado, foram executadas obras de melhoramento na rede elétrica e quase 300 podas preventivas ao longo dos circuitos de baixa tensão. Foram instalados, ainda, cinco transformadores para reforço de rede nos locais de eventos além de mais de 2 mil separadores na rede de baixa tensão e 20 transformadores em áreas especiais .

Subestação Gravatá

Seguindo o novo padrão da Celpe, o muro de proteção da Subestação Gravata, localizada às margens da BR 232, também está sendo utilizado para orientar a população sobre o uso seguro da energia elétrica. As paredes, antes alvos fáceis de pichações, estão se transformando em painéis que trazem, de forma lúdica, orientações importantes como, não soltar pipas nas proximidades da rede elétrica, evitar a instalação de antenas perto da rede de distribuição de energia e não fazer ligações clandestinas, entre outras. A linguagem é simples e envolve a aproximação com temáticas como comunidade, natureza e cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *