Pedro Augusto
Nada melhor do que um triunfo para espantar qualquer urucubaca que vinha teimando em rodar no Luiz Lacerda. Mesmo sem apresentar um futebol que enchesse os olhos de sua torcida, o Central, enfim, conseguiu obter os três pontos num jogo do Campeonato Pernambucano 2020. Diante da presença de pouco mais de mil expectadores, a Patativa derrotou o Vitória das Tabocas por 1 a 0, na noite da última quarta-feira (12), no Lacerdão, em confronto válido pela quinta rodada. Com o resultado positivo, a equipe caruaruense deixou a vice-lanterna e agora está na sétima colocação com quatro pontos. Neste domingo (16), o alvinegro recebe o Santa Cruz, a partir das 16h, também na sua praça esportiva, em partida complementadora da quarta rodada.
Voltando a disputar um jogo depois de um hiato de quase duas semanas apenas em regime de treinamentos, o Central encarou o Tricolor das Tabocas com algumas mudanças em relação ao seu time titular. Tido como o setor mais frágil e criticado por parte da torcida e da imprensa, o meio-campo alvinegro contou com as estreias dos volantes Esdras e Janderson, além do meia Fábio Neves. As modificações até que surtiram certos efeitos positivos em comparação com os jogos passados – a Patativa chegou a marcar dois gols que foram anulados pela arbitragem -, porém não foram suficientes para a equipe superar a boa postura em campo apresentada pelo Vitória, na primeira etapa.
Nos 45 minutos finais, acrescidos dos descontos, a equipe caruaruense voltou a apresentar falhas em relação ao seu entrosamento, engrossadas também pela péssima exibição de seu atacante Bambam, porém ao menos, conseguiu balançar a rede adversária. Dominando as ações do jogo, mas sem tanta eficiência, o alvinegro abriu o placar somente aos 43, após cobrança de escanteio. Um dos mais lúcidos em campo da Patativa, Leandro Costa dividiu com a zaga, o goleiro Felipe tentou afastar, mas a bola acabou sobrando para Allan Miguel, que marcou o único tento da partida.
Após o soar do apito final, o sentimento pelo lado do elenco centralino, como não poderia ser diferente, foi de muito alívio após a conquista da primeira vitória. “Saiu um peso enorme das nossas costas. Estávamos trabalhando, mas as coisas não estavam acontecendo. Agora não! Com esses três pontos alcançados, a tendência é de começarmos a caminhar ainda mais na competição e iremos busca disso. O time é bom, se encontra fechado e ainda vai dar muitas alegrias ao torcedor”, comentou o zagueiro Allan Miguel, visivelmente emocionado, no caminho para o vestiário.
Mesmo com as críticas, Bambam, que ainda não marcou um gol pelo Estadual, se mostrou otimista quanto aos próximos compromissos a serem encarados. “Craques internacionais são vaiados e recebem críticas e por que do Bambam também não ser, se ele está sonhando em ser jogador de futebol? Vaias e críticas são normais e continuaremos a trabalhar bastante para que elas possam acabar. Diante do Santa Cruz teremos mais uma chance de obter a vitória e lutaremos por isso, mesmo com todas as dificuldades que teremos pela frente.”
Outro jogo
Também pelo complemento da quinta rodada, o Petrolina foi outro time a obter a primeira vitória no Estadual. Na noite também da quarta e no Estádio Paulo Coelho, a Fera Sertaneja derrotou o Decisão por 2 a 1, pulando para a oitava colocação com quatro pontos. Por outro lado, o Falcão do Agreste acabou caindo para a vice-lanterna com os mesmos quatro pontos do Petrolina, mas sendo superado pelos critérios de desempate. Quem amarga a lanterna da competição agora é o Vitória, que soma mísero um