Ceramistas do Alto do Moura estão no Fig

Os artistas caruaruenses Humberto Botão, Família Zé Caboclo e Geysiane Ingrid foram selecionados para compor o Pavilhão de Artesanato no 29º Festival de Inverno de Garanhuns (Fig). O espaço começou a funcionar na última sexta-feira (19) e é um dos mais concorridos naquele que é considerado o maior evento artístico do país, que este ano rende-se ao talento Jackson do Pandeiro, no ano do seu centenário, e presta uma justa homenagem ao artista.

O objetivo é oferecer ao público uma mostra do artesanato de Pernambuco e promover a comercialização dos produtos dos artesãos diretamente com os visitantes.

Para ocupar o Pavilhão do Artesanato, localizado no Parque Euclides Dourado, a Fundarpe selecionou, através de curadoria, 70 propostas nas categorias Arte Popular, Artesanato Tradicional, Artesanato Não Tradicional, Manufatura Artesanal e Artesanato Contemporâneo-Conceitual.

O estreante na programação, ceramista Humberto Botão, não esconde a satisfação de participar do consolidado evento. “É uma honra representar Caruaru num festival tão importante quanto o Fig. O Alto do Moura tem uma produção de cerâmica muito diversa, que passeia do artesanato tradicional ao conceitual. Esta é uma oportunidade de fortalecer nosso nome enquanto artista, mas, sobretudo, de disseminar a produção artística local”, ressaltou o artista.

A artesã Socorro Rodrigues, que representa a Família Zé Caboclo, disse que o evento é um momento importante para o segmento da cultural em geral. “Temos a certeza do acolhimento e do comparecimento das pessoas no Fig. É um prazer integrar esse projeto, especialmente por poder levar o nome da minha gente, que é a Família Zé Caboclo”, comentou a filha do já falecido artesão Zé Caboclo.

A exposição segue até o próximo sábado (27), com entrada gratuita. Os ceramistas recebem apoio da Prefeitura de Caruaru, que disponibilizou o transporte das peças e equipamentos para o festival.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *