Chegou a época das cartinhas de Natal

Pedro Augusto

A capa desta semana da editoria de Cidades está reservada para divulgação de uma campanha anual que costuma provocar vários sorrisos e encher os olhos de lágrimas de milhares de crianças carentes de Caruaru. Desde a manhã da última quarta-feira (16), que se encontra em vigor na agência local dos Correios, no Centro, o projeto “Papai Noel dos Correios”. Desencadeada há pelo menos 15 anos no município, a iniciativa, que tem âmbito nacional, visa não só proporcionar alegria e esperança como também estimular a leitura por parte dos pequenos. Em entrevista ao VANGUARDA na manhã citada, o gerente da unidade da Capital do Agreste, Josivaldo José da Silva, explicou como devem proceder os interessados em participar.

“Este projeto é inteiramente voltado para aquelas crianças que possuem alguma vulnerabilidade social, ou seja, que na prática não têm condições de ganhar um presente de Natal. Através do Papai Noel dos Correios temos impulsionado, há mais de uma década, a realização dos sonhos de milhares delas. Somado ao trabalho importante de várias escolas municipais, que ao longo dos últimos anos vêm fazendo a coleta dos pedidos de seus alunos, também temos colado nos nossos murais alusivos as cartas elaboradas por aqueles pequenos estimulados pelos pais. Inclusive, estes últimos já podem fazer a entrega das respectivas na nossa unidade. Quanto ao cliente dos Correios que tem interesse de aderir à campanha, basta ele optar por uma das cartas disponíveis e fazer a entrega do presente seja na agência ou no próprio endereço do escolhido.”

Para se ter ideia do sucesso do “Papai Noel dos Correios”, somente no ano passado, pouco mais de 1.700 cartas destinadas ao projeto foram entregues na agência local do órgão. Em 2016, de acordo com Josivaldo José, a expectativa também é de registro de números expressivos. “Mais uma vez deveremos contabilizar um volume alto de cartas escritas e não acreditamos que a crise irá afastar os padrinhos (clientes que aderem à campanha), haja vista que eles costumam ficar bastante sensibilizados nesta época do ano e acabam fazendo de tudo para ajudar de alguma forma. Inclusive, muitos interessados já vinham nos telefonando e nos procurando pessoalmente antes mesmo da ação ter sido iniciada. Ela se estenderá até o próximo dia 16”, acrescentou o gerente.

O prazo antecipado para o término da campanha em relação há anos anteriores se deve ao fato de o Correios ter optado em 2016 por um tempo maior para fazer a entrega dos presentes. “Começamos também mais cedo a exposição das cartas justamente para realizarmos uma entrega mais qualificada. Em paralelo, os participantes terão o tempo necessário tanto para elaborá-las como para adotá-las”, finalizou Josivaldo.
Dentre os produtos mais solicitados pela garotada estão brinquedos, roupas e materiais escolares. Apesar de os eletrônicos também estarem no topo dos presentes mais desejados, eles não são tão recomendados pelos Correios, haja vista que possuem valores maiores e não podem ser adquiridos pela maioria dos doadores.

Mas mesmo assim, caso as crianças tenham preferência pelos eletrônicos, é recomendável que elas escrevam uma segunda opção nas cartas. Responsável por colá-las nos murais da agência, o atendente Carlos Alberto falou da importância de se participar da ação. “Desde que o projeto foi iniciado por aqui venho preenchendo a cada ano os murais com as cartinhas e poderia passar a manhã toda falando dos casos emocionantes. Além de realizar este trabalho, nesta época também participo da entrega dos presentes e posso afirmar que os pequenos ficam extremamente agradecidos e felizes com os belos gestos feitos pelos padrinhos. Na verdade me sinto um verdadeiro Papai Noel fazendo parte de todo este processo.”

Durante o período de campanha tanto os elaboradores como os captadores poderão fazer respectivamente a entrega e a escolha da carta. Os Correios não recomendam que os autores entreguem mais de uma e com endereços diferentes, haja vista que é feita a triagem por parte dos servidores do órgão e nela o consequente descarte, quando identificada a tentativa de ganhar mais de um presente. Em contrapartida, os chamados padrinhos podem e devem adotar quantas cartas quiserem. Foi isso que fez a dona de casa Elianeide Petrus. Ao resolver as suas demandas na agência do Centro, ela reservou um minutinho de seu dia corrido para ler as histórias de uma turma da Escola Anastácio Rodrigues e não se arrependeu.

“Sou mãe e até avó e sei da importância de se presentear uma criança nesta época do ano. Nunca tinha participado deste projeto por falta mesmo de interesse, mas depois que vi os rabiscos, as pinturas e os desenhos desses pequenos, algo tocou no meu coração e resolvi dar dois presentes. O boneco do Homem Aranha irá para um menininho de três anos, enquanto a boneca da Barbie para uma menininha de dois anos. Quem puder ajudar faça o mesmo, porque Deus lhe dará em dobro”, disse Elianeide. Mais informações sobre o projeto “Papai Noel dos Correios” podem ser adquiridas através do site www.correios.com.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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