Ciclistas estão entre as maiores vítimas de acidentes do trânsito

Entre os dias 18 e 25 de outubro é comemorado a Semana Nacional do Trânsito. Nos últimos anos, lesões causadas por acidente no trânsito tem se tornado uma das maiores causas de invalidez e mortes no Brasil. Estima-se que cerca de R$300 milhões são gastos, anualmente, em saúde pública no Brasil em decorrência dos acidentes no trânsito.

Os ciclistas são vítimas constantes desses tipos de acidentes por, muitas vezes, apresentarem fragilidade e inexperiência no trânsito. Estar bem equipado, conhecer os direitos e deveres e utilizar o equipamento da forma correta são algumas das formas de garantir maior segurança aos ciclistas nas vias públicas.

A bicicleta além um meio de transporte sustentável é também uma boa opção de atividade física para quem busca além de um corpo bonito, qualidade vida já que andar de bicicleta melhora o sistema cardiorrespiratório, alivia o estresse mental, queima calorias e fortalece os músculos e as articulações. Com esse tipo de atividade o ciclista consegue trabalhar no mesmo exercício musculaturas diferentes como: quadríceps, musculatura posterior da coxa, panturrilha, glúteos, musculatura abdominal e extensores da coluna. Até os músculos do ombro, braço e antebraço são desenvolvidos no ciclismo.

Mas, pedalar requer atenção e cuidados já que uma bicicleta mal ajustada ou um erro de postura pode causar sobrecarga mecânica e consequentemente provocar dores na coluna lombar, cervical, joelhos, tornozelos e pés, além de formigamento nas mãos ou até quedas que podem gerar acidentes no trânsito.

De acordo com o profissional em Educação Física Marcos Farias, o ciclista precisa se sentir confortável para que se sinta seguro e não precise forçar a coluna durante a pedalada. “As dores nas costas são consequências decorrentes da posição mal ajustada do ciclista sobre a bicicleta. Os músculos que podem ser afetados são os glúteos, piriforme, isquiotibiais paravertebrais, multífidos e o quadrado lombar. Por isso, que a escolha e a regulagem correta do equipamento são importantes para evitar as lombalgias, e futuramente, as hérnias de disco. Além dos cuidados com a saúde, algumas precauções devem der adotadas para evitar acidentes no trânsito como: na ausência da ciclofaixa, usar a mesma mão dos veículos, utilizar a faixa de rolamento, utilizar sinais luminosos e equipamentos de segurança, respeitar a sinalização do trânsito e fazer uso de sinalização com as mãos”, disse.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *