Cinco dicas para não errar na compra de relógio de ponto eletrônico

Seja qual for o tamanho da empresa, cedo ou tarde, a reestruturação na gestão de pessoas é um tema que irá demandar uma atenção especial. E não basta ter um departamento de Recursos Humanos disposto: toda essa disposição precisa estar alinhada com tecnologias e recursos para gerir os colaboradores e garantir um crescimento sem surpresas operacionais.

Com base na experiência de especialistas no assunto, selecionamos as cinco situações que precisam ser consideradas antes da implantação de um sistema de ponto, tanto o relógio quanto o software.

1. Investimento e meio ambiente

Avalie o Custo x Garantia do produto x Programa de reciclagem e verifique com o fornecedor a possibilidade de reaproveitar os equipamentos instalados atualmente. A simples cobrança constante sobre questões ambientais pode causar mudanças de pensamento dos fabricantes.

2. Aprisionamento

Também conhecido como Vendor Lock-in, trata-se de uma “estratégia de negócio” onde o produto possui particularidades que tornam os clientes dependentes de recursos ou ferramentas de um único fabricante. Procure por marcas de relógios de ponto que permitam a integração com outros software, ou seja, que respeitem a sua liberdade de escolha.

3. Grupo econômico

Caso a empresa pertença a um grupo econômico é recomendado que a informação sobre o grupo seja informada ao fornecedor do equipamento evitando a cobrança fragmentada dos equipamentos por empresa, ou seja, por CNPJ. Caso o fornecedor insista na venda de equipamentos por CNPJ, cite o artigo 5º da Instrução Normativa do MTE.

4. Software

Se optar por um software de instalação local é importante confirmar se a licença de uso do software é válida por máquina; se as atualizações têm custo; se caso a máquina tiver problemas e exigir a reinstalação, se esse procedimento será cobrado; e por fim, de quem será a responsabilidade do backup das suas informações.

No caso de software em nuvem (SaaS), trata-se de um serviço, ou seja, o investimento está relacionado ao uso, podendo ser suspenso ou cancelado quando necessário, sem taxas ou multas. Na hora da compra é recomendado verificar com o fornecedor se são adotadas práticas de segurança e sigilo dos dados; por quanto tempo a informação é armazenada e se existe um plano de contingência.

5. Manutenção e garantia

Para evitar surpresas, informe-se com o vendedor – e tenha por escrito – se a marca e modelo de relógio de ponto eletrônico que você pretende comprar precisará de qualquer pagamento extra no momento da instalação ou futuramente.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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