Clubes pernambucanos vão estrear na Copinha

Pedro Augusto

A 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, o mais importante torneio de categorias de base do futebol brasileiro, terá início neste fim de semana com a realização de 56 jogos. Ao todo, 112 clubes estarão disputando a primeira fase da competição, dentre eles o Pérolas Negras, do Haiti. Outra novidade para 2016 ficará por conta do avanço dos dois melhores times de cada uma das 28 chaves para a segunda fase da Copinha. Na etapa inicial, Pernambuco estará sendo representado por cinco equipes. São elas: Porto, América, Sport, Náutico e Santa Cruz. Assim como determina o regulamento, todos os clubes entrarão em campo obrigatoriamente com atletas com idade até os 19 anos.

Sempre presente nas edições da Copinha, o Gavião do Agreste encontra-se em 2016 no grupo 15. Além do time caruaruense, também estão fazendo parte da chave a Ponte Preta, o Desportivo Brasil-SP e o Espigão-RO. Com os confrontos marcados para o estádio Ernesto Rocco, no município de Porto Feliz, interior paulista, o grupo 15 terá como atrativos na estreia Desportivo Brasil e Espigão, a partir das 13h (horário de Recife) deste sábado (2), bem como Porto e Ponte Preta, logo em seguida, às 15h.

Conhecido nacionalmente pelo seu belo trabalho desenvolvido nas categorias de base, o tricolor da Rua Preta está projetando mais uma boa participação no torneio. “Esse é o nosso objetivo, até porque treinamos bastante nestas últimas semanas e sabemos muito bem da vitrine que representa a competição. Na medida em que fizermos bons jogos, nossos talentos passarão a chamar a atenção e é isso o que queremos de lá. Lutaremos para avançar, mas também estaremos de olho nas posições transações que possam render bons negócios ao clube”, destacou o técnico Janduir Lira.

Disposto a surpreender mais uma vez na competição, já chegou até as quartas de final, o Porto disputará a edição 2016 da Copa São Paulo com um elenco mesclado por jogadores do último Estadual Sub20 e de categorias inferiores. Sobre o adversário da estreia, o técnico tricolor não espera vida fácil. “Pelo menos no papel, a Ponte é equipe que promete mais dar trabalho nesta etapa inicial. Mas, sabemos que um bom resultado logo na estreia nos colocará numa posição melhor para seguirmos na competição. É jogar com inteligência, sempre aproveitando os erros do adversário”, complementou.

Estreante no torneio, o América-PE está no grupo 7 juntamente com o Confiança-SE, a Ferroviária-SP e o Santos. Em seu primeiro compromisso, o Periquito mede forças com a Ferroviária, a partir das 8h deste sábado, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara. Já o Sport, atual campeão estadual Sub20, estreia na competição diante do Atlético-PR, no mesmo dia, mas a partir das 18h, no Anísio Haddad, em São José do Rio Preto. O Leão e o Furacão estão na chave 2 com Rio Preto e União ABC.

Representantes também de Pernambuco, o Santa Cruz encontra-se no grupo 3 juntamente com o Mirassol-SP, a Penapolense-SP e o Vila Nova-GO. Na primeira rodada, o Mais Querido enfrenta o Tigre goiano, neste sábado, a partir das 18h, no Tenente Carriço, em Penápolis. No mesmo dia, mas às 16h e no estádio Municipal Águas de Lindóia, o Náutico encara o Mogi Mirim, pela estreia da chave 12. Ainda estão compondo o grupo o Guarani-SP e Paysandu.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *