ANÁLISE: No caminho certo

Do Blog do Magno

João Lyra Neto (PSB) está apenas 10 dias no comando do Estado, mas tem tomado decisões surpreendes, embora naturais e simples, que vão, aos poucos, contribuindo para identificação do seu estilo.

Ao saber, por exemplo, que o Estado tinha direito a 500 convites de cortesia para o espetáculo de estreia da Paixão de Cristo, na última sexta-feira, destinado a autoridades e Vips, levou 500 alunos pobres da rede pública, que nunca haviam pisado em Nova Jerusalém.

No dia seguinte, o Estado ganhou 4,5 mil convites para o show de Roberto Carlos no mundão do Arruda, e ele repetiu o gesto, mandando distribuir a totalidade dos ingressos com professores da rede estadual das escolas com as melhores notas do Ideb. Para Nova Jerusalém e Roberto Carlos, os alunos fizeram questão de ir fardados e ficaram imensamente felizes.

Do ponto de vista de austeridade, outro exemplo: já havia marcado a sua passagem para Brasília em avião de carreira para ir ao anúncio da chapa Eduardo-Marina, com bilhete pago pelo PSB, mas teve que cancelar para recepcionar a presidente Dilma hoje pela manhã em Suape e a tarde em Serra Talhada.

Chegaram a sugerir que aceitasse o deslocamento a Brasília num jatinho pago pelo PSB, mas rejeitou com um sonoro não. Lyra, aliás, já comunicou que só recorrerá a jatinhos em deslocamentos pelo País em ocasiões de extrema necessidade, quando estiverem em jogo os altos interesses do Estado.

Na primeira reunião do secretariado, dois dias após receber o cargo das mãos do ex-governador Eduardo Campos, Lyra mostrou simplicidade, mas disse que será implacável na fiscalização de cada centavo do dinheiro público.

Mahatma Gandhi, que Eduardo citou em seu discurso de despedida em frente ao Palácio das Princesas, diz que aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.

Se persistir neste caminho, certamente João Lyra deixará uma grande marca.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *