Com dólar em alta, Nordeste assume a preferência

Pedro Augusto

O Nordeste brasileiro deverá ser o destino mais procurado pelos caruaruenses que irão aproveitar o Carnaval longe de casa. Diferentemente dos anos anteriores, quando a demanda por pacotes internacionais competia à altura dos nacionais, na Folia de Momo 2016, a estimativa é de desembarque ainda maior por parte dos turistas locais nas praias da região. A motivação para a queda na procura por viagens para o exterior, segundo as agências de turismo da cidade, se deve à elevação do dólar, que até as 9h40 da terça-feira (19) estava cotado a R$ 4,03, bem como à cobrança da alíquota de Imposto de Renda sobre as remessas em dinheiro fora do país. Esta última entrou em vigor no último dia 1º e tem elevado os custos das empresas do setor.

Proprietária da Bione Turismo, a empresária Girlane Bione, confirmou a retração por pacotes internacionais. “Antigamente nesta época pré-Carnaval vendíamos bastante pacotes para a Europa e para os Estados Unidos. Para se ter ideia, a demanda era tão grande que costumava competir com os nacionais. Mas agora não. Com o valor da moeda estrangeira cada vez mais elevado e essa cobrança de imposto, que até o fim do ano passado não era praticada, em relação aos serviços turísticos, a demanda por viagens para o exterior caiu significativamente no mercado local. Em 2016, o turista caruaruense está optando mesmo pelas praias do Nordeste”.

Na Bione, os destinos mais procurados têm correspondido às praias da Paraíba, de Alagoas e do Ceará. “Temos comercializado bastante viagens para resorts, até porque eles oferecem uma comodidade muito grande bem como o serviço all inclusive. Apesar da queda na demanda por viagens internacionais, não estamos tendo do que reclamar de movimento haja vista que já vendemos 60% dos nossos pacotes nacionais e ainda deveremos comercializar ainda mais nos próximos dias. Com essa crise que todo mundo vem atravessando, o desempenho tem sido considerado satisfatório”, acrescentou Girlane.

Referência também na cidade na venda de pacotes turísticos, a MC Rosal ratificou a preferência por pacotes nacionais. “Apesar das dificuldades financeiras conforme todo o país está passando e Caruaru não tem sido a exceção da regra, temos conseguido comercializar um número considerável de viagens principalmente para o Nordeste. É claro que a procura encontra-se mais baixa em relação a 2015, mas dentre os destinos mais demandados estão às praias do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Maranhão. Em paralelo, ainda estamos vendemos alguns pacotes para o Rio Grande do Sul e para o Rio de Janeiro. Quanto aos internacionais, à queda na venda encontra-se ainda maior”, destacou a proprietária Maria do Carmo Rosal.

Ela também alertou aos interessados a não deixar a escolha pelos pacotes para última hora. “Até porque, quanto mais próximo do Carnaval, menor ficarão as opções de serviços. Caso estejam se preparando para viajar através das agências, é recomendável que eles se apressem o quanto antes. No intuito de atraí-los nesta época de crise, praticamente todas as operadores com quais trabalhamos estão facilitando as formas de pagamento”, finalizou Maria do Carmo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *