Comando Presente passará a funcionar na Feira da Sulanca

unnamed (50)

O Programa Comando Presente será inaugurado na próxima terça-feira (3), a partir das 7h, na Feira da Sulanca, em Caruaru. A proposta é melhorar a segurança no Parque 18 de Maio, onde ocorre a feira, dando tranquilidade a vendedores e compradores, principalmente na época de grande movimentação nos últimos meses do ano.

A ideia de promover uma ação conjunta para melhorar a segurança no comércio partiu do Sindloja, que convidou as polícias e representantes de entidades de classe para discutir o tema, no dia 7 de outubro, diante do crescente número de casos de violência em Caruaru.

Além do Sindloja, o Comando Presente conta com a participação das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Destra, Prefeitura de Caruaru, através das Diretorias de Feiras e Mercados e de Arrecadação Externa; das entidades empresariais CDL, Acic, Sincata e Câmara Setorial dos Lojistas do Centro Moda 18 de Maio; e ainda das entidades ligadas aos feirantes, como a Associação de Sulanqueiros de Caruaru (ASC), Associação dos Fornecedores de Bancos (Asfoban), Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Caruaru (Sincovac) e Associação de Sulanqueiros e Vendedores Ambulantes de Caruaru (Asvac).

Uma das principais medidas adotadas pelo Comando Presente será a instalação de contêineres na Feira da Sulanca, especificamente na Rua Limeira Rosal, onde ficarão os comandos das Polícias Militar, Civil, PRF e Destra. Outras ações ligadas ao programa também já foram executadas como a liberação e desobstrução das ruas que dão acesso ao Parque 18 de maio, melhorando a mobilidade; sinalização e pintura de meio fio e faixa de pedestres; cadastramento com identificação por crachá e padronização de uniforme de 700 fretistas (carroceiros); e aquisição de rádios comunicadores que serão interligados a duas linhas telefônicas e aplicativo de mensagem instaladas em smartphones que servirão para imediata ativação dos PMs em campo em caso de registro de ocorrências.

O Comando Presente também realizou a orientação dos proprietários de estacionamento para readequar e otimizar os espaços, ampliando o número de vagas; promoveu a identificação e sinalização das ruas e quadras das áreas que compõem os bancos da “brasilit”, da Fundac e do importado; demarcou e sinalizou as praças de táxi e mototáxi; e criou o número de emergência (81) 9 9955-6959 para receber denúncias.

Da primeira reunião para tratar sobre a segurança no comércio partiu a criação de um grupo de trabalho para discutir as ações a serem implementadas no comércio da cidade. Foram realizadas ao todo quatro reuniões e em todos os encontros foram estabelecidas metas e prazos para o funcionamento do Comando Presente, que conta com a coordenação do comandante do 4º BMP, coronel Roberto Galindo, do delegado regional da Polícia Civil, Erick Lessa, do presidente do Sindloja, Alberes Lopes, e do inspetor da PRF Alexandre Leite.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *