Começa oficialmente o tríduo momesco de Olinda

Folhape

Olinda abre alas oficialmente, nesta quinta-feira (8), para o reinado de Momo. O palco principal da festa, na praça do Carmo, começa os festejos, às 18h, com o tradicional cortejo de blocos. Além da reverência às homenageadas deste ano – a bailarina Adriana do Frevo e a carnavalesca Zeu das Olinda -, o evento realiza um tributo ao cantor e compositor Tito Lívio (falecido em 2017), que batiza o polo. E Alceu Valença faz o encerramento, às 22h30.

A lista de agremiações traz O Homem da Meia-Noite, O Menino da Tarde, A Mulher do Dia, Elefante, Vassourinhas, Cachorro do Homem do Miúdo, Maracatu Nação Leão Coroado, Cariri, Lenhadores, Pitombeira, Flor da Lira, Preto Velho, Piaba de Ouro e Alafin Oyó. Elas saem da Biblioteca Pública e seguem até o Carmo. De lá a maioria ruma até o largo do Rosário.

No palco, a Companhia de Dança Alexandre Spain apresenta um espetáculo com crianças e jovens carentes do bairro de Águas Compridas. Às 21h, ocorre o tributo a Tito Lívio. Mais de 20 artistas foram convidados para o show especial, entre eles J. Michiles, Josildo Sá, Ed Carlos, Beto Hortis, Cezinha, Fábio Valois, Márcia Pequeno e Publius.

“Esperamos que todos – moradores, turistas e pessoas de cidades vizinhas – lotem a praça do Carmo para assistir a esse espetáculo”, convocou o secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral.

O decorador cearense João Paulo Freitas, 28 anos, vai passar oito dias na cidade. “Era um sonho vir para cá. O Carnaval será inesquecível. Trouxe até uma fantasia de sereia do Ceará”, disse. O maior fluxo de turistas alojados no Sítio Histórico deve ser verificado a partir desta quinta.

Limpeza
Às 6h, um mutirão com 80 garis, 20 mil litros de água, 120 litros de odorizante e muito frevo sai do Mercado da Ribeira limpando os principais corredores da folia.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *