Como Ettore, Branquinho deve renunciar pela Arpe

À frente da Prefeitura de Bezerros, Severino Otávio, conhecido como Branquinho, tem como vice Breno Borba, do PSB. O pai de Breno, Marcone Borba, já foi prefeito da cidade e é também do PSB do governador Paulo Câmara. Severino Otávio é ex-deputado e conselheiro aposentado do TCE. Nos corredores do Palácio das Princesas, já é dado como certo que Severino Otávio vai seguir o mesmo caminho trilhado pelo ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, que renunciou ao cargo, em agosto de 2015, para assumir o comando da Agência Estadual de Regulação de Pernambuco (Arpe). O, então, vice dele, Gino Albanez, assumiu a administração municipal na ocasião. Ettore, que era aliado de primeira hora do Palácio das Princesas, faleceu, na última sexta-feira, vítima de uma infecção generalizada, deixando vaga a presidência da Arpe. No caso de Severino Otávio, o vice, Breno Borba, deve assumir a Prefeitura e poderá concorrer à reeleição, tendo espaço para mais um mandato apenas. Ontem, o governador Paulo Câmara participou da Caravana da Educação em Bezerros, ao lado do prefeito, mas o comunicado oficial ainda não foi feito.

“Fui rifado”, diz Lucas
O deputado estadual, Lucas Ramos, diz estar “pronto” para concorrer à Prefeitura de Petrolina em 2020 e não arrodeia sobre o processo do PSB em 2016. “Fui rifado”, dispara o socialista ao ser instado a falar sobre ter aberto mão de concorrer em 2016.

Deu ruim > Lucas prossegue: “Quero aproveitar para dizer que, até o último momento, meu nome estava à disposição”. E lamenta: “Infelizmente, o partido optou por um caminho e errou. Tanto errou que esse grupo político nem faz parte mais da base do governador e é uma das principais vozes de oposição”.

Promoção >A prefeita Raquel Lyra pegou um voo entre Brasília e Recife, recentemente, e dirigiu-se a sua cadeira, como de costume. Nem que tivesse planejado teria o companheiro que precisava ao lado: o secretário da Fazenda, Décio Padilha. Aproveitou a viagem para fazer uns pedidos para Caruaru.

Feito… > Ao apartear Alberto Feitosa em discurso que tratava da execução das emendas, Álvaro Porto disse, ontem, que muitos da Alepe “balançam a cabeça feito lagartixa” para tudo o que vem do Palácio do Campo das Princesas, o que, segundo ele, dá aval para que o governo siga sem liberar dinheiro de emendas.

…lagartixa >Porto destacou que Paulo Câmara, quando decide pagar, o faz no varejo, frustrando expectativas de municípios para os quais os recursos são designados pelos deputados. “Liberam 20% ou 30% e as obras iniciadas emperram. Se for para ser assim, melhor não liberar nada, porque, assim, se evita o risco de desperdício”, adverte.

Contas >O governador Paulo Câmara enviou, ontem, ao TCE sua prestação de contas de 2018, ano de encerramento do seu primeiro mandato. O TCE fará um parecer prévio e o julgamento das contas caberá à Assembleia Legislativa.

Ninguém pede >Mesmo deputados que criticam o governo Bolsonaro avaliam que o presidente já conseguiu “um feito”: fazer com que parlamentares não barganhem ministérios.

Arranhão > No Congresso, parlamentares andam bem incomodados com o discurso da “nova política” de Jair Bolsonaro. Dizem que ele só colabora para “demonização” da Casa e que a retórica não condiz com a realidade.

Folhapolítica

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *