Com a chegada de dezembro e das festas de confraternização nas empresas surgem dúvidas de como se comportar, o que vestir, se deve ou não ingerir bebida alcoólica ou até mesmo levar acompanhante. Evitar gafes na frente dos colegas e do gestor acaba sendo uma regra e, se não for seguida, pode prejudicar a imagem do profissional no ano seguinte.
De acordo com a Consultora em Gestão da Estratégias & Resultados, Cátia Maciel, o colaborador deve estar atento, pois a forma de apresentação nestes eventos pode alavancar ou prejudicar sua carreira na empresa. “Uma conduta respeitosa é sempre bem vinda, estar com postura ereta, simpatia e bom ânimo são bases para conquistar a empatia dos colegas de trabalho e parceiros”, explicou.
A preocupação deve começar no momento de se vestir para o evento. Evitar roupas que chamem atenção demais, que mostrem muito o corpo, sejam chamativas, exageradas em brilhos e transparência, ou roupas despojadas demais, causa uma ideia negativa do profissional. “Os trajes devem ser adequados ao evento, é claro, demonstrando o cuidado que o profissional tem com sua imagem pessoal”, disse a Consultora.
Ainda segundo ela, outra ação que precisa de cautela é na ingestão de bebidas alcoólicas. “Vale a moderação, beber sem exageros ou mesmo não beber, o importante é socializar-se de forma tranquila e sendo as boas conversas uma ótima diversão. Beber exageradamente nestes eventos pode gerar atitudes impensadas e trazer constrangimento para o colaborador e demais pessoas. Caso leve acompanhante, é importante conversar previamente sobre a moderação na bebida e nos atos”.
Quando a confraternização também tem amigo secreto, a regra é seguir os acordos da brincadeira, mesmo que tenha tirado o chefe. “Geralmente o amigo secreto tem um preço ou tipo de presente combinado, por exemplo: “amigo chocolate” ou “presente entre vinte e trinta reais”. Um presente mais caro ou em outro tipo gera um sentimento de favoritismo e bajulação, isto serve também se tirar um colega que é muito amigo também. Deixe para expressar suas amizades em outro momento fora da empresa, prevalecendo o profissionalismo e respeito aos demais colegas”, explicou Cátia Maciel.
Seguindo essas dicas e entendendo que as confraternizações são momentos de unir as pessoas para gerar, posteriormente, um ambiente de trabalho produtivo e saudável é a melhor forma de não passar nenhum tipo de vexame e reconhecer que todos fazem parte da dinâmica da empresa e podem gerar bons resultados juntos.