Painel de Conjuntura Macroeconômica avalia a situação econômica do país

unnamed (48)

O ISAE – Escola de Negócios, em conjunto com representantes da Renault, Banco Central e Sebrae, acaba de lançar o primeiro Painel de Conjuntura Macroeconômica. A construção do painel também conta com a participação de alunos do Programa CFO Strategic e alunos do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE.

O estudo tem o objetivo de agregar valor à sociedade por meio de pesquisas, análises e interpretações de dados macroeconômicos. O coordenador geral do projeto, Rodrigo Casagrande, coloca que a ideia é unir todos estes números estudados e traduzir para o meio empresarial e acadêmico, transformando dados e informações em inteligência. “O estudo revela diversos números em alguns setores e pode servir de base para o planejamento das empresas, além de ser objeto de estudo pelo meio acadêmico, que necessita estar por dentro do que acontece com a economia regional e do país como um todo”, explica Casagrande.

O estudo chegou a conclusões tanto em uma perspectiva nacional quanto paranaense, com base em análises da atividade econômica, inflação, mercado de trabalho e comportamento do setor público. ¨Embora o nível de consumo das famílias tenha apresentado leve melhora no Brasil, a recessão econômica persiste e o mercado de trabalho continua em queda. Já no estado do Paraná, enquanto a produção industrial teve piora, o setor agrícola apresentou bom desempenho em relação a 2015”, discorre Fabio Alves, coordenador técnico do Painel.

O Painel de Conjuntura Macroeconômica será publicado semanalmente. Bimestralmente, será publicado um Painel Setorial, e o primeiro setor investigado é o Sucroalcooleiro. O estudo utiliza como fonte os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Getulio Vargas (FGV), Departamento de Economia Rural do Paraná (DERAL), Banco Central do Brasil e Confederação Nacional do Comércio (CNC). Para conferir todos os dados do boletim, acesse o site http://www.isaebrasil.com.br/comite-macroeconomico/.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *