Compesa planta árvores e entrega plano de arborização em Arcoverde

O município de Arcoverde, no Sertão do estado, ficará ainda mais arborizado. Nesta quinta-feira (16), às 9h, 100 mudas serão plantadas no canteiro central da Avenida José Bonifácio, no Centro da cidade, próximo à Praça da Rodoviária. As espécies foram cultivadas pelos alunos da rede municipal participantes do Projeto Florestar – Viveiros Educadores, desenvolvido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O plantio é resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Compesa e a Prefeitura de Arcoverde, em março deste ano, para a produção de mudas nativas, capacitação de jovens viveiristas e arborização urbana. A Compesa também entregará à prefeitura um plano de arborização que visa o plantio planejado e sustentável de espécies nas áreas públicas da cidade. A ação faz parte do Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho.

Na última semana, os 100 alunos do projeto, todos de escolas públicas da zona rural, passaram pela capacitação teórica sobre como cultivar espécies dos biomas Mata Atlântica e Caatinga. Na quinta-feira, eles vão mostrar o que aprenderam, promovendo o plantio dessas mudas numa área pública da cidade. O plantio de todas as mudas será georeferenciado, com a localização onde foi realizado, placa indicativa da espécie, nome do aluno e escola representada. A ação será encerrada com a apresentação teatral e musical de artistas locais. “O objetivo maior do projeto é despertar a consciência socioambiental para melhoria da qualidade e embelezamento dos espaços urbanos dos municípios, associado à capacitação de jovens que estarão prontos para reproduzir esse conhecimento para outras pessoas, tornando-se agentes transformadores de consciência socioambiental em suas comunidades”, observou o Diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.

Para que as prefeituras possam receber ações do Projeto Florestar – Viveiros Educadores, é necessário firmar um Termo de Cooperação Técnica com a Compesa que, no caso da Prefeitura de Arcoverde, ocorreu em março deste ano. Prioritariamente, receberão ações do projeto os municípios nos quais a Compesa está implantando obras de saneamento. Dentre os ganhos proporcionados pelo projeto, estão a amenização da sensação térmica a partir do plantio de árvores nas praças, calçadas, jardins e quintais; a melhoria dos espaços públicos e do bem-estar das pessoas que os utilizam; atenuação da poluição do ar; e recuperação da flora.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *