Comunidade da Portelinha vai receber água de Pirapama

Desde a inauguração do Sistema Pirapama, em 2011, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza investimentos para ampliar o alcance das águas deste importante empreendimento hídrico da Região Metropolitana. Uma das áreas beneficiadas é a comunidade da Portelinha, na divisa dos municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Zona Sul do Recife, que a partir da primeira quinzena de novembro, vai receber água tratada e de qualidade nas torneiras.

Já está na fase de conclusão, a obra que interliga uma nova subadutora, construída para atender exclusivamente a localidade da Portelinha. Foram investidos no projeto mais de R$ 400 mil, com recursos próprios da Compesa. Atualmente, a comunidade é abastecida por meio de poços rasos pelos próprios moradores.

“Além de estarmos concluindo a implantação de uma tubulação nova, levando água diretamente para a Comunidade de Portelinha, vamos executar a instalação de 500 novas ligações, instalação de válvulas de controle de pressão visando evitar estouramentos na nossa tubulação e, consequentemente, transtornos no abastecimento, promovendo o bom funcionamento do sistema utilizando modernos equipamentos. ” Explica o diretor Regional Metropolitano, Fernando Lôbo.

O projeto executou a construção de uma nova subadutora (500 mm) a partir da uma interligação na tubulação (500 mm de diâmetro) localizada na Rua Continental, no Ibura, próxima a BR-101 – mesma adutora que abastece as áreas UR-04, UR-05, UR-10 e parte de Lagoa Encantada. A nova subadutora, que vai alimentar o Sistema de Abastecimento de Àgua – SSA da Portelinha, receberá água do reservatório do Sistema Pirapama, no bairro do Jordão. Ainda foi realizado o assentamento de 3,5 quilômetros de rede distribuidora, que variam de 50 a 200 mm.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *