O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) realizará, entre os dias 7 e 9 de junho, a VII edição do Congresso de Fisioterapia do Agreste de Pernambuco, que tem como tema “Inovação, Integração e Evidências”. Este ano acontecerá, concomitantemente, ao XI Encontro Nordestino de Fisioterapia da Saúde da Mulher e ao IV Encontro Nordestino de Fisioterapia da Saúde do Homem, eventos regionais de grande importância na comunidade fisioterapêutica. As inscrições estão com valores especiais até o dia 22 de maio.
O Enfism é o Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher e vem sendo realizado em todo Nordeste com grande sucesso. As primeiras edições do evento ocorreram em Campina Grande (PB), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN), Maceió (AL) e Recife.
O evento agrega valores, de forma direta, para a região, pois possibilita investir em capacitação para fisioterapeutas que atuam na Saúde da Mulher e do Homem e também desperta nos acadêmicos do curso de Fisioterapia o interesse pela pesquisa e educação continuada, além de favorecer a interdisciplinaridade na área da saúde, pois agrega outros profissionais com o intuito de fornecer melhor assistência para as mulheres.
Na edição de 2017, pela primeira vez no Interior do Estado, a proposta será expandida, quando será agregado ao IV Congresso de Fisioterapia do Agreste de Pernambuco. Em sua 7ª edição, o congresso, de periodicidade bienal, trará consigo a participação de nomes fortes das diversas áreas da fisioterapia, e levantará debates a respeito da melhora da qualidade de vida da população do Agreste. Temas como microcefalia, politraumatizados e inovações tecnológicas a serviço da saúde serão abordados dentro do contexto científico integrado, unindo profissionais e estudantes da área a serviço dos pacientes da região.
Será oferecido também aos estudantes congressistas um espaço de discussão acerca de suas necessidades inovadoras e realidades científicas com o IV Encontro de Estudantes de Fisioterapia do Agreste de Pernambuco. Os congressistas contarão, além da programação científica com palestras e mesas redondas, com 10 minicursos que envolvem os temas mais atuais em debate no mundo científico e a oportunidade de apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas no ambiente acadêmico.