Órgãos são instalados para conter a violência

Prefeitura -- Pedro (6)

Pedro Augusto

Mal foi lançado – em janeiro passado – e o Plano Municipal Juntos pela Segurança já vem rendendo boas perspectivas para o sistema de segurança de Caruaru. Desenvolvido sendo mais uma das ramificações deste programa recém-posto em prática pela Prefeitura, em parceria com vários órgãos, o Comitê Permanente Municipal Juntos pela Segurança passou a operar oficialmente na manhã da última quinta-feira (4), na Capital do Agreste. Além de fazer o lançamento do novo conjunto de medidas, que visa prevenir e promover a redução da violência nas áreas urbana e rural da cidade, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) ainda assinou, na Sala de Reuniões do Complexo Administrativo da PMC, no Centro, o decreto que determina a criação do Consec (Conselho de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural).

Este último foi inaugurado também de forma oficial na noite da quinta-feira, no Bairro Santa Rosa. Caberá justamente ao Consec estimular uma maior integração entre os órgãos de segurança e as populações das comunidades, possibilitando discussões e elaborações de medidas que possam propiciar posteriormente a queda dos altos índices de criminalidade.

Responsável por realizar as apresentações das duas iniciativas, o secretário municipal de Ordem Pública, Luís Aureliano, explicou de que forma irá atuar o Comitê Permanente Juntos pela Segurança. “Nele, teremos a oportunidade de trabalhar em conjunto com os órgãos que são diretamente responsáveis por enfrentar a criminalidade em Caruaru. Iremos ouvir a população para identificarmos as principais demandas que se encontram mais urgentes para posteriormente buscarmos as soluções necessárias que possam propiciar a redução dos índices de violência no município. Todos sabem que a Prefeitura possui um papel limitado, ou seja, não tem polícia nas ruas, tampouco realiza fiscalização em rodovias, porém ela pode colocar em prática ações de prevenção primária, bem como atuar de forma interlocutora juntamente com os demais parceiros para que a paz volte a imperar na cidade e é isso, com este Comitê, que estamos fazendo”.

Além da Prefeitura, o Comitê Juntos pela Segurança também contará com a atuação das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Científica, bem como do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Funase, da Destra, do Conselho Tutelar e do Conselho de Segurança de Caruaru. De acordo com o cronograma apresentado pela PMC, reuniões com os integrantes de cada órgão estão previstas para serem realizadas pelo menos uma vez por mês.

Também presente na assinatura dos decretos, o ex-governador João Lyra Neto destacou a importância da integração entre os órgãos. “O trabalho conjunto desenvolvido pelas polícias no programa estadual Pacto pela Vida, que hoje necessita ser inovado, se tornou, com o passar dos anos, referência internacional e hoje estamos observando a sua essência empregada nestas duas medidas da PMC. Caruaru ganhará bastante com as execuções das mesmas.”

Para o juiz criminal, Pierre Souto Maior, que esteve representando o TJPE no evento de lançamento, as iniciativas elaboradas pela Prefeitura chegaram em boa hora. “A senhora, prefeita Raquel Lyra, está de parabéns por colocar em prática duas ações inéditas e corajosas. Como juiz criminal há mais de dez anos em Caruaru jamais tinha observado um índice tão alto em relação ao quantitativo de assaltos que vem ocorrendo em toda a cidade. Estávamos precisando mesmo sair do marasmo. Talvez a criação deste Comitê e do Conselho sejam as ações às quais estávamos necessitando. Desejamos muito sucesso e vida longa às duas iniciativas.”

Outro a elogiar o conjunto de ações da PMC foi o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Ely Jobson. “Todo esforço para fortalecer o combate à violência em Caruaru é sempre muito bem-vindo e é o que estamos percebendo com as criações deste Comitê e do Consec. Será bom não só para os órgãos de segurança, mas, principalmente, para a população caruaruense, que contará com um instrumento a mais para a sua segurança.”
Dentre as várias premissas atribuídas ao Comitê Permanente Municipal Juntos pela Segurança está fundamentar o modelo de gestão estratégica por resultados, através do monitoramento das metas estabelecidas e acompanhamento das ações definidas para a diminuição dos indicadores da criminalidade.

De acordo com Raquel Lyra, em paralelo às medidas lançadas, a Prefeitura de Caruaru também vem trabalhando para inibir a criminalidade através do emprego de outras ações. “Na parte de prevenção, a Prefeitura vem atuando para qualificar o sistema de iluminação pública, inclusive, até o término deste mês, estaremos trocando dois mil pontos de iluminação nos bairros mais violentos da cidade. Fora isso, já estamos aplicando melhorias no sistema educacional da cidade para oferecermos melhores condições de aprendizado aos nossos estudantes, bem como ainda nos encontramos imbuídos para requalificarmos a Guarda Municipal. Já conversei também com o governador Paulo Câmara para que as ações que estão sendo empregadas pela Operação Rone não perdure em Caruaru por apenas 15 dias, mas, sim, de forma permanente.”

Rone

A Operação Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Extraordinária), a qual a prefeita Raquel se referiu, foi iniciada na última segunda-feira (1º) e se estenderá até o próximo dia 15. A ação, que tem como principal objetivo reduzir a criminalidade na Capital do Agreste, está sendo coordenada pelo 4º BPM com a participação de outros efetivos.

“Até agora a Operação Rone tem sido um sucesso, ou seja, já apreendemos várias armas e diversos veículos irregulares, bem como vários mandados de prisão foram cumpridos. E a tendência é de colhermos resultados ainda melhores ao término da mesma. Estamos realizando blitze em diversos pontos de bloqueio, nossas atividades de inteligência têm sido intensificada, dentre o emprego de outras ações”, avaliou o tenente-coronel Ely Jobson.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *