Conselheiros tutelares de Noronha tomam posse em uma solenidade marcada pela renovação de esperança dos novos representantes

Aconteceu no Palácio São Miguel, em Noronha, nesta quarta-feira (10), a posse dos cinco representantes titulares e dos dois suplentes do Conselho Tutelar, que vão atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no arquipélago pelos próximos quatro anos. Foram empossados Maria das Dores, Magali Marinho, Vilaneide Cortes, Maria Aparecida e João Melo, como titulares, e Cleide Maria de Santana e Paulo Jeronimo da Silva, como suplentes. A eleição aconteceu em outubro de 2023, com recorde no número de candidatos e de votantes, passando de 173 para 374.

O resultado positivo veio de muito trabalho do atual Governo de Pernambuco, através da Administração de Noronha, segundo a superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Nayara Leite. “Nós trabalhamos muito em rede para que conseguíssemos fazer essa mobilização da sociedade e, a partir desse resultado, entendemos que a sociedade começa a perceber a importância desse órgão dentro do distrito”, ressaltou.

Já a vice-presidente da Cedca-PE, Hemi Villas Boas, reforçou a importância de se trabalhar em rede. “O Conselho Tutelar identifica toda a questão dos direitos violados, que, infelizmente, a gente sabe que tem em todos os ambientes e o órgão precisa fazer os encaminhamentos corretos em um trabalho de rede, sendo necessário trabalhar com a educação, saúde, assistência social, entre outros, envolvendo a todos”, afirmou.

O trabalho de valorização também foi importante neste momento. Ainda segundo a superintendente Nayara Leite, Noronha está dando notoriedade a essa função tão importante, a esses representantes que vão trabalhar, efetivamente, na garantia de direito das crianças e adolescentes da ilha. Tudo isso com o apoio efetivo do Governo do Estado, que preparou uma série de mudanças, inclusive com alguns avanços, como o salário desses representantes, que recebeu aumento após 12 anos, passando de R$ 900,00 para R$ 2.396,19, efetivado pela governadora Raquel Lyra.

Magali Marinho, eleita nova conselheira tutelar, foi uma das estreantes a tomar posse. “Nossa governadora Raquel Lyra veio mostrando que vamos abrir frentes, começando, inclusive, pelo Conselho Tutelar de Noronha, com o nível de remuneração que era indigno e ela mudou isso, além da estrutura. A sociedade de Noronha precisa realmente se valorizar e o governo tem esse papel. O papel do governo é esse, de dar valor ao que tem valor”, disse

Mailde Costa, eleita pela segunda vez, foi a mais votada na última eleição e falou sobre sua expectativa para esse mandato. “Com a mudança do comando do Governo do Estado já mudou o apoio, a estrutura, até o salário, que era uma luta antiga nossa. Então a expectativa é a melhor possível, porque o trabalho e o amor já existiam antes e, agora, temos o apoio dessa equipe que veio para fazer a diferença.”

A administradora geral de Noronha, Thallyta Figuerôa, reforçou que o Governo Estadual não mediu esforços durante esse primeiro ano de gestão para dar o máximo de dignidade e de condição para que os conselheiros possam desenvolver um bom trabalho, com aumento de salário, estruturação do espaço físico e a implantação do Conselho da Criança e do Adolescente de Noronha.

“Tudo isso para que possamos ter essa rede de apoio pronta para atender cada criança e adolescente e, juntamente com o Governo do Estado, sob o comando da governadora Raquel Lyra, dar esse suporte, considerando que o Conselho Tutelar é uma rede de apoio para as crianças e a gente precisa ser essa rede forte para eles, para que consigamos alcançar o máximo possível de crianças e adolescentes”, finalizou.