Conta de energia fica mais barata

Pedro Augusto

Finalmente os consumidores brasileiros receberam uma boa notícia em meio a esse turbilhão de aumentos provocados pela instabilidade financeira do país. Em reunião realizada na manhã da última terça-feira (29), em sua sede que fica localizada no Distrito Federal, em Brasília, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou a utilização da bandeira tarifária verde com vigoração desde a última sexta-feira (1º). Isso quer dizer na prática, que ao menos neste mês, os usuários não pagarão nenhum valor acrescido pela conta de energia.

A mudança provocada pela Aneel chegou em boa hora para os consumidores, já que desde que o sistema de bandeiras tarifárias foi implantado – em janeiro de 2015 – que a bandeira se manteve na cor vermelha com a cobrança extra de R$ 4,50 na conta de energia. A exceção ficou apenas por conta do último mês, quando, na ocasião, foi utilizada a bandeira amarela. Seu custo adicional na conta correspondeu a R$ 1,50.

De acordo com a agência, a modificação foi decidida diante da simulação dos custos de geração e distribuição de energia elétrica e do superávit acumulado nos últimos meses nas contas do sistema de bandeiras. “Em suma, ela foi possibilitada devido ao devido aumento das chuvas no país, à redução da demanda por energia e à inclusão de novas usinas no sistema elétrico brasileiro”, ressaltou a Aneel.

A cor da bandeira indica se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. “Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente”, acrescentou a Aneel. De acordo ainda com a agência, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, sem acréscimo no reajuste tarifário anual das distribuidoras.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *