Cresce número de vagas de estágio e trainees e salários podem chegar até 6,4 mil reais

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego entre jovens de até 24 anos em 2018 chegou ao número de 27,2%. Além disso, outro fator que eleva esse índice é a desistência desse público pelo mercado de trabalho formal, que chega a 1,76 milhões de jovens.

Em contrapartida, é possível ter certa esperança na mudança desse cenário, visto que em 2019, com a melhora da economia no país, diversas empresas de variados setores começaram a disponibilizar vagas voltadas para o público jovem. Até o fim do primeiro semestre, mais de 37 empresas vão abrir vagas de estágio e trainees, com algumas delas, inclusive, encaminhando os profissionais que se destacarem para o Vale do Silício, com salários que podem alcançar 6,4 mil reais.

Para a especialista em desenvolvimento humano e carreira, Rebeca Toyama, o momento é de estar positivo e não desistir, afinal, trata-se de uma mudança de ciclo. O segredo é estar preparado para as oportunidades que estão por vir. Além de se conhecer e possuir controle emocional para ir bem nas diferentes etapas que consiste na seleção “É preciso estar preparado mentalmente para ir bem e se destacar durante as fases do processo seletivo e, enfim, conquistar a vaga”, declarou.

Rebeca ainda alerta a importância de estar com a agenda em dia “outro fator importante para quem está em busca de vagas específicas para a sua área de estudo, é estar atento aos prazos de inscrições e testes” defende a especialista, visto que algumas empresas que estão com vagas abertas neste semestre, abrem o processo a cada dois anos. É importante considerar que algumas empresas também estão com vagas para menores-aprendiz, o que é uma ótima oportunidade para os jovens que buscam o primeiro emprego.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é palestrante e formadora de líderes, coaches e mentores. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, sócia-coordenadora da Academia de Planejamento Financeiro da GFAI, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Colunista do Programa Desperta na Rádio Transamérica e do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *