Crescimento do desemprego entre jovens preocupa Raquel Lyra

8cad234c-8333-4e31-9eb1-477795aaa37d

O desemprego aumenta no Brasil e os jovens são os principais atingidos. Pela primeira vez desde 2007, mais de 20% da população de 18 a 24 anos está desempregada nas seis maiores regiões metropolitanas do País. A situação foi abordada em pronunciamento da deputada Raquel Lyra (PSDB), nesta terça (29), no plenário da Assembleia Legislativa. “Em um único mês, 90 mil jovens ficaram desempregados, sem ter o sustento e a esperança de um tempo melhor”, relatou a parlamentar, referindo-se a dados de fevereiro deste ano.

Ela trouxe números da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 15 de março, segundo a qual, entre 2014 e 2015, o contingente de desempregados no Brasil aumentou 27,4%, saltando de 6,7 milhões de pessoas para 8,5 milhões. Segundo o levantamento, Pernambuco teve o terceiro pior desempenho do País, com a perda de 15.874 vagas de carteira assinada e 96.494 postos de trabalho.

A situação de Caruaru, no Agreste, particularmente, preocupa a tucana. “De acordo com a Delegacia Regional do Trabalho, a cidade desativou 3.888 postos nos últimos 12 meses, uma queda de mais de 50%, comparado ao mesmo período do ano passado”, destacou. Dos 219 mil cidadãos com mais de 18 anos no município, apenas 71,3 mil estão empregados no mercado formal, acrescentou a deputada. “Nos dois primeiros meses deste ano, mais de 740 postos de trabalho foram desativados e a geração de emprego é negativa em praticamente todos os setores”, disse.

Raquel Lyra afirmou, ainda, que as demissões ocorrem principalmente nos segmentos da indústria e da construção civil. “Essa situação empurra o jovem para a informalidade e a falta de garantias trabalhistas”, observou a parlamentar. “Precisamos de políticas públicas específicas para os nossos jovens, dar a eles o protagonismo que merecem, espaços para inovação e envolvimento social”, defendeu.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *