Crianças de escola de São Caitano recebem a Cigana Contadora de Estórias

unnamed

Na manhã desta terça-feira (20), as crianças do pré-escolar da Escola Municipal Manoel Clementino Neto, localizada na Posse, zona rural de São Caitano, receberam a visita da jornalista e escritora Gabriela Kopinits, a Cigana Contadora de Estórias. A visita faz parte do projeto de incentivo à leitura que a jornalista desenvolve há 15 anos. “Sempre quis vir a essa escola, é uma comunidade carente, e achei que seria bacana vir contar estórias aqui. A receptividade não poderia ter sido melhor: foi maravilhosa”, disse a contadora de estórias, autora do livro de estórias infantis “Era uma vez… estórias de uma contadora de estórias”, ilustrado por Rivaldo Barboza e publicado pela Cepe Editora.

A Escola Municipal Manoel Clementino Neto foi inaugurada há cinco anos, tem apenas uma sala de aula, onde crianças de 5 e 6 anos têm aulas em dois turnos, manhã e tarde. A professora Maria José Lima e a merendeira Jucineide Silva cuidam do espaço onde estudam cerca de 40 crianças. “Eu trabalho aqui faz tempo e nunca tinha visto isso, nunca ninguém tinha vindo contar estórias para eles”, comentou a merendeira. Para a professora, também foi uma manhã bem diferente. “As crianças gostaram muito, é raro eles terem esse tipo de contato com contadores de estórias, foi muito bom”, avaliou Maria José.

Na despedida, Gabriela recebeu um abraço coletivo da garotada, que a fez prometer voltar outro dia. “Para o contador de estórias, não existe melhor recompensa que essa. Tenho certeza de que as estórias que contei e os livros que mostrei vão permanecer com eles por um bom tempo”, concluiu Gabriela.

Quem quiser conhecer mais do trabalho da escritora e contadora de estórias é só visitar o blog dela – ciganagabriela.blogspot.com – ou visitá-la nas redes sociais, tanto como Gabriela Kopinits, como a Cigana Contadora de Estórias. Em Caruaru, o livro dela – “Era uma vez… estórias de uma contadora de estórias”- está à venda nas livrarias Cultura e Estudantil.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *