Crise não afeta setor de serviços

Pedro Augusto

Se o faturamento não será maior, ao menos não ficará num patamar abaixo do contabilizado em 2014. A análise geral é dos representantes do setor de serviços a respeito da lucratividade geralmente observada no período da Semana Santa em Caruaru. Na contramão da crise financeira, que também tem causado efeitos negativos ao turismo do país, o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, vem estimulando bastante o terceiro maior segmento econômico da Capital do Agreste. Se a movimentação financeira do último fim de semana servir como esboço, o período de Páscoa novamente deixará saudades para os donos de bares, restaurantes e hotéis da cidade.

Foi o que confirmou o presidente da Câmara Setorial de Gastronomia da Acic, Jósimo Soares. “Circulamos por alguns restaurantes no sábado e no domingo, dias esses em que foram encenados o espetáculo da Paixão de Cristão, e ficamos bastante animados. O fluxo de clientes foi muito bom. A tendência é de que a partir desta quinta-feira (26) o movimento seja redobrado. Se a crise não permitir que alcancemos resultados melhores, ao menos ela não deverá provocar desempenhos inferiores em relação à Semana Santa do ano passado. Todo setor gastronômico de Caruaru sairá ganhando.” De acordo com a avaliação da Câmara, a Páscoa é o segundo melhor período do ano em termos de faturamento.

O intervalo ainda costuma ser bastante rentável para o setor hoteleiro da cidade. Tanto é que em plena época de crise, todas as acomodações do Village Premium, no bairro Petrópolis, foram reservadas. “Elas (reservas) foram finalizadas há pelo menos duas semanas. Como em 2014 também conseguimos vender todos os pacotes disponíveis, deveremos contabilizar resultados semelhantes ao da última Páscoa”, avaliou a gerente Alice Ferreira.

Com demanda satisfatória para o período, o Grande Hotel, no centro de Caruaru, também espera obter a mesma lucratividade do ano passado. “Por conta do mau momento econômico do país, muitos brasileiros estão cortando as suas despesas com o entretenimento para se concentrarem apenas nas básicas. Mesmo assim, pelo menos na Semana Santa e em relação ao nosso setor, estamos conseguindo superá-lo. Deveremos obter lucratividade semelhante ao da última Páscoa, quando também conseguimos comercializar todas as reservas”, disse o diretor financeiro, Romero Maciel. Em 2015, o Domingo de Páscoa cairá no dia 5.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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