Cuidados com a hidratação devem ser redobrados nessa época

A água é um componente indispensável para o bom funcionamento do corpo humano. Ela ocupa até 70% do nosso organismo, ajuda a regular a nossa temperatura, age como veículo na a eliminação de toxinas, lubrifica mucosas, entre outras importantes funções.  Por esse motivo, os médicos recomendam que nessa época de verão, praia, sol forte e férias, os cuidados devem ser redobrados com relação a hidratação do corpo, já que a água que ingerimos é eliminada em maior quantidade pelo suor por causa das altas temperaturas.

O médico clínico geral do hospital Santa Efigênia, Dr. Francisco Chagas, destacou as consequências de quem não hidrata o corpo regularmente. “Além de desidratação, a pessoa pode ter câimbras e até desmaios”, alerta.

Para evitar tais problemas, é recomendável a ingestão dois litros de água por dia, no mínimo. Bebidas como isotônicos, chá verde, chá de erva cidreira, chá mate e sucos de frutas naturais, principalmente de laranja e limão, também ajudam a hidratar o corpo. Já os refrigerantes e as bebidas alcoólicas devem ser evitados, pois não hidratam.

Dr. Francisco disse ainda que as crianças e idosos devem ter uma preocupação maior com a hidratação. “O sistema imunológico da pessoa idosa já está apresentando falhas por conta da idade e o da criança ainda está em desenvolvimento, por isso, o cuidado deve ser maior”, explica.

O médico lembrou ainda que as pessoas devem evitar se expor ao sol entre dez da manhã e quatro da tarde, pois é nesse período que o sol é mais agressivo.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *