Cultura popular e erudita se unem no X Virtuosi Gravatá

O festival Virtuosi recebe nesta segunda-feira (16) às 20h o recital Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste com participação do grupo Contracantos & Contraventos sob a regência do maestro Flávio Medeiros. O concerto ocorre na Igreja Matriz de Sant’ana e apresenta elementos teatrais que ressaltam a cultura brasileira através de um repertório com peças nordestinas que valorizam as diferentes matrizes da formação de nosso povo. A programação do X Virtuosi é gratuita.

Incorporando a música vocal e instrumental com elementos da poesia de cordel, gestos sonoros e ritmos pernambucanos, o programa é baseado em obras musicais de tradição oral: aboios, toadas de maracatu, cirandas, coco, caboclinho, frevo e outros ritmos genuinamente pernambucanos.

Criado em 2002 pelo maestro e professor da UFPE Flávio Medeiros, o Contracantos tornou-se um dos principais grupos vocais do nordeste. O grupo transita por repertórios variados, que vão popular ao erudito, de cappellas a ritmos acompanhados por orquestras ou grupos de câmara. Participou de importantes festivais como o Lotus World Music & Arts Festival (EUA), MIMO, dos Virtuosi Internacional, Brasil e na Serra. Também realizou participações especiais nos CDs da OSR, do grupo Sagrama, da Orquestra Virtuosi e da UFPE. O Contraventos foi criado para atuar junto ao grupo coral. Sua formação instrumental possibilita novas combinações e texturas sonoras.

O X Virtuosi tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Baterias Moura, Hotel Canarius e CEPE.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *