Deputados do PSB se reúnem com Joaquim Barbosa

175821,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

Folhape

Após a maior parte da bancada do PSB manifestar preferência pela candidatura do ex-ministro Joaquim Barbosa em reunião com o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, na semana passada, um grupo de oito parlamentares socialistas se reuniu com o jurista, em seu escritório, em São Paulo. A conversa foi descontraída e serviu para desconstruir a fama de “durão” do magistrado aposentado. No clima cordial, Barbosa chegou a admitir que, se decidir ser candidato à Presidência da República, será pelo PSB. O que falta é definir se entrará para a vida pública ou não.

A conversa abordou temas gerais. Confortável, o ex-ministro falou sobre sua vida pessoal, sua ascensão ao Supremo Tribunal Federal (STF) e suas impressões sobre o cenário político atual. “Precisamos exercitar ao máximo o diálogo com as forças progressistas, para reagir a essa preocupante onda conservadora. Joaquim Barbosa, como Marina e outros, tem o que dizer ao Brasil.

Desse diálogo com representantes desse campo pode surgir uma coisa nova e boa. Não são nomes, são ideias”, afirmou o deputado federal Tadeu Alencar, que esteve presente no encontro.

O PSB mantém conversas com diversos partidos do campo de centro-esquerda e se tornou uma noiva cobiçada por aliados. Já sentaram à mesa com os socialista legendas como PT, REDE, PCdoB, PDT e o PSDB do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. No entanto, o projeto socialista de uma candidatura própria tem em Joaquim Barbosa sua principal aposta, mas resta a indefinição sobre a escolha pessoal do ex-ministro.

“Ele disse que recebeu vários convites, mas admitiu que tem uma simpatia maior pelo PSB. Ele está em processo de reflexão e se posicionará em breve”, disse Alencar.

Participaram do encontro os deputados federais Danilo Cabral (PE), Tadeu Alencar (PE), Luciano Ducci (PR), Leopoldo Meyer (PR), César Messias (AC), Rafael Mota (RN) e Julio Delgado (MG). Este último é o líder da bancada da sigla.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *