Destra faz recomendações para construção de palhoças

Para garantir a segurança das festas de ruas durante o São João, a Destra definiu algumas diretrizes que devem ser seguidas por quem for construir palhoças nas ruas de Caruaru. No último ano, a Autarquia recebeu constantes reclamações de moradores informando que as estruturas apresentavam risco para a população, além de se tornar espaços favoráveis à criminalidade, devido ao fechamento total das vias.

Para regularizar essas construções, este ano, as palhoças devem seguir um “padrão”, medindo no mínimo 3m de altura (para passagem de ambulâncias e veículos de resgate); largura de no máximo 6m, sendo 3m para passagem de carros, podendo ser fechado apenas no horário da festa; e comprimento de no máximo 20m. Para a construção da estrutura podem ser utilizados metal, alumínio e madeira. Já a coberta pode ser feita de palha de coqueiro, tecido ou lona plástica.

A energia não pode ser abastecida através dos postes, uma vez que estas ligações são clandestinas. Obrigatoriamente deve ser utilizada a energia de uma residência próxima ou da casa do solicitante. Se a estrutura da palhoça for metálica se faz indispensável o aterramento para evitar choques elétricos. Toda a estrutura deve estar bem iluminada para evitar colisões no período noturno. Para o funcionamento, o proprietário deve solicitar ainda autorizações dos demais órgãos competentes (PM, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, etc.).

A formalização da solicitação deve ser feita por ofício encaminhado à Autarquia. O fechamento da palhoça deverá ser colocado apenas no horário liberado pela Destra. As autorizações também passarão pela avaliação do corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que estão em parceria com a Destra para efetuar vistorias para a completa liberação do projeto.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *