Dia de Combate à Exploração Sexual é lembrado com ações

Neste sábado (18), quando se comemora o aniversário dos 162 anos de Caruaru, também marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em alusão à data, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), está promovendo diversas atividades preventivas e de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, numa ação integrada com as secretarias de Educação e de Políticas Para Mulheres do município.

A programação foi formatada pela Gerência de Proteção Social Básica e pela Gerência de Proteção Especial, ambas da SDSDH. A primeira atividade da Social Básica vai ser na manhã desta sexta-feira (17), a partir das 09h, com panfletagem e exposição de faixas pela equipe da AEPETI, de frente à Escola Paulina Monteiro, no bairro do Cedro. A ação tem o intuito de orientar estudantes e população em geral sobre o enfrentamento ao trabalho infantil e contará também com uma tenda onde os colaboradores do Projeto Fazendo Direito estarão fazendo atendimentos de crianças e adolescentes.

A Escola Paulina foi escolhida pela Proteção Social Básica para a ação, por ser na região onde foi realizada uma busca ativa com as 16 crianças e adolescentes que estavam pedindo dinheiro no semáforo de frente à Secretaria Municipal de Educação. Após busca ativa em parceria com a Unidade de Saúde do Santa Rosa I, todas foram identificadas, assim como suas famílias, e uma ação foi realizada no território onde elas residem com o intuito de ofertar serviços e inserir as famílias no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). O estudo do caso foi acompanhado junto ao Conselho Tutelar, CREAS, AEPETI, Projeto Fazendo Direito, Unidade de Saúde Santa Rosa I, Equipe de Abordagem Social do centro POP, Escola Paulina Monteiro.

Já as atividades promovidas pela Social Especial começaram nesta quinta-feira (16) com palestra realizada em parceria com a Secretaria de Educação para alunos do 5º ano da Escola Municipal Gianete Silva, das 14h às 16h. Nesta sexta-feira (17), a equipe do núcleo, junto aos membros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estarão no Cras Pau Santo, na Zona Rural do município, para levar conhecimento para os usuários. A programação segue até o dia 30 de maio com a continuidade das palestras.

Sobre o dia 18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes faz alusão a um evento que marcou, negativamente, a história do Brasil: no dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, no Espírito Santo. Seus algozes, controversamente, permaneceram impunes porque os jovens eram de classe média alta e conseguiram se esquivar do caso ao não assumir a responsabilidade pela impunidade do ocorrido.

Programação das atividades da Gerência de Proteção Social Especial da SDSDH

DIA 16/05/19

Local: ESCOLA MUNICIPAL GIANETE SILVA

Atividade: Palestra

Horário: 14h e 16h

Público: alunos do 5º ano

Parceria com a Secretaria de Educação através da escola.

Envolvidos: Equipe do Núcleo e Escola

DIA 17/05/19

Local: SCFV Cras Pau Santo

Atividade: Palestra

Horário: Manhã

Público: Usuários do serviço

Parceria com a SDSDH através do CRAS Pau Santo

Envolvidos: Equipe do Núcleo e SCFV

DIA 18/05/19

Local: Estação Ferroviária

Atividade: Orientação/conscientização a população e panfletagem

Horário: das 07h as 12h

Público: População transeunte

Parceria com a SDSDH através do Departamento de Esportes.

Envolvidos: Equipe do Núcleo

DIA 23/05/19

Local: Escola Municipal Gianete Silva

Atividade: Palestra

Horário: 14h e 16h

Público: Alunos do 5º ano

Parceria com a Secretaria de Educação através da escola.

Envolvidos: Equipe do Núcleo e Escola

Dia 25/05/19

Local: Avenida Agamenon Magalhães

Atividade: Atendimento psicossocial e orientação jurídica.

Horário: 14h e 16h

Público: População

Parceria com a Secretaria da Mulher através do II Ciclo de Enfrentamento a violência sexual de mulheres, adolescentes e crianças.

Envolvidos: Equipe do Núcleo, Secretaria da Mulher

Dia 30/05/19

Local: ETI/CAIC – João Mota

Atividade: Palestra

Horário: 14h e 16h

Público: alunos das turmas (A, B, C, D e E) do 5 ano.

Parceria com a Secretaria de Educação através da escola.

Envolvidos: Equipe do Núcleo e Escola

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *