Diocese faz lançamento da Festa da Padroeira

Pedro Augusto

A manhã da última quarta-feira (4) foi bastante movimentada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro. Isso porque no período e no local, a Diocese realizou o lançamento da programação da 171ª Festa de Nossa Senhora das Dores – a Padroeira de Caruaru -, bem como ainda detalhou o andamento da obra de requalificação da estrutura física desta unidade, que também é conhecida popularmente como Igreja da Matriz. Ficou para o padre Zenilson Tibúrcio, o pároco da Catedral, a missão de repassar todas as informações referentes aos dois temas citados.

Primeiro, o religioso descreveu as atividades do evento festivo. “A programação começa nesta sexta-feira (6) e se estenderá até o próximo domingo (15) – data do ponto alto das comemorações. Além daquilo que já acontece todos os anos, em 2019, a festa chega, aos seus 171 anos, com algumas novidades interessantes. Dentre elas, a carreata com a bandeira da santa, que acontece nesta sexta, com roteiro de São Caetano até Caruaru. Também haverá um encontro especial entre os coroinhas da nossa Diocese, mais precisamente neste domingo (8), bem como, no próximo dia 14 (sábado), teremos uma grande procissão contando a presença de motociclistas da cidade”, adiantou.

No Dia da Padroeira, no domingo (15), a programação começará logo às 6h, na Catedral, com alvorada festiva e canto do ofício de Nossa Senhora. Na sequência, às 6h30, haverá concelebração eucarística presidida pelo bispo de Caruaru, dom Bernardino Marchió; às 8h, os fiéis acompanharão o canto do ofício de laudes solene com participantes do Seminário Nossa Senhora das Dores. Já às 9h ocorrerá a homenagem à padroeira, com a Orquestra de Violinos de Caruaru, bem como, às 16h, haverá a procissão com a Imagem da Padroeira. E para fechar a grade de atividades, show, a partir das 19h, com o padre Antônio Maria.

“Queremos reforçar o convite para que todos possam vir celebrar conosco a programação da festividade em honra à Mãe das Dores. A nossa alegria é poder ofertar uma festa bonita para a Virgem Maria, que é um modelo da Igreja constituída de batizados. A primeira regenerada, a primeira batizada, a primeira cristã do povo santo e peregrino do Senhor, a primeira cheia do Espírito”, reforçou padre Zenílson.

Quanto à obra de requalificação, de acordo com o pároco da Catedral, ela se encontra cerca de 80% finalizada. Só neste ano foram concluídas todas as partes estruturais, o piso, o restauro dos bancos, o altar da padroeira, a iluminação, a capela do Santíssimo Sacramento, o altar de São José, do Sagrado Coração de Jesus e o sistema de som.

Para a conclusão total, ainda será necessário realizar a Capela do Batismo, a Cátedra, o Altar, a Mesa da Palavra, os vitrais, além da reforma da parte externa com o paisagismo, calçadas e escadaria.

A Catedral continua aceitando doações que podem ser feitas diretamente na secretaria da igreja ou pela conta bancária: Caixa Econômica Federal – Agência 2778 / Op 013 / Conta: 16211-4. Mais informações pelo telefone: (81) 3721-1642.

SERVIÇOS

Como parte da programação em honra à padroeira, também na quarta, o Espaço Solidário da Catedral realizou mais uma ação social neste ano, com a ampliação de serviços disponíveis para a população. Em parceria com a Farmácia Permanente, foram ofertados no local: testes de glicemia, aferição de pressão, avaliação com balança de bioimpedância, assistência farmacêutica, tratamentos capilares, além da distribuição de brindes de parceiros da área de saúde e estética. Na oportunidade, o Hemope também esteve presente com a promoção de palestras sobre doação de sangue e de medula óssea.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *