Economia criativa é mote de ações do Sebrae/PE no Porto Musical

A partir desta quarta-feira (04), o Bairro do Recife recebe mais uma edição do Porto Musical, evento voltado para profissionais da área da música cuja programação é formada por seminários, speed-meetings, mesas-redondas e shows. Mas o evento, que chega à sétima edição este ano, também abre espaço para a realização de negócios na área da economia criativa.

“O Sebrae chega para consolidar o que o Porto Musical propõe e ampliar os resultados. Num mesmo espaço estarão reunidas pessoas de vários lugares do mundo, apresentando e conhecendo trabalhos com o objetivo de gerar negócios. É uma excelente oportunidade para músicos, produtores, programadores e outros profissionais”, afirma o gerente de Turismo, Gastronomia e Cultura do Sebrae em Pernambuco, Alexandre Ferreira.

Nesse sentido, a entidade de apoio aos micro e pequenos negócios marca presença no encontro por meio de iniciativas de estímulo ao empreendedorismo e aos negócios. Uma delas é a operacionalização da Rodada de Negócios, que será realizada no Teatro Apolo. Serão dois dias de ação, nos quais se tem a expectativa de reunir 15 empresas âncoras e 60 empresas flutuantes, totalizando 600 encontros. A previsão é que a Rodada de Negócios, a primeira do evento a contar com as métricas da metodologia Sebrae, gere um montante de R$ 3,6 milhões em negócios durante o Porto Musical e nos 12 meses seguintes aos encontros.

Além das Rodadas de Negócios, o Sebrae em Pernambuco vai ser responsável pela realização da primeira edição da Feira Porto Exibe, destinada à comercialização de produtos e serviços na área da economia criativa. Com um total de 212m² de área de exposição na Torre Malakoff, a feira vai levar ao público 30 unidades produtivas dos seguimentos de música, artesanato musical, moda e alimentação. O espaço vai promover ainda orientação empresarial e atendimento para os empreendedores do segmento musical.

Realizado desde 2005, o Porto Musical vem reunindo artistas, gestores públicos e privados, representantes de selos, gravadoras e instituições culturais em geral, bem como demais interessados em conhecer as tendências do mercado fonográfico. As atividades seguem até sábado (07) e acontecem no Bairro do Recife, local em que estão localizados o Porto do Recife e o maior parque tecnológico do País, o Porto Digital.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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