Educação e Fiscalização se unem para reduzir índice de acidentes

Dados da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) mostram que o segundo trimestre de 2015 fechou com queda de quase 20% no número de acidentes de trânsito na capital pernambucana. No mês de junho, foram registrados 838 acidentes: o menor patamar em seis meses. Essa conquista reflete o empenho da Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, o DETRAN-PE, à frente de ações conjuntas da Coordenadoria de Educação e da Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito do Órgão.

No que diz respeito à fiscalização, o DETRAN-PE tem como carro-chefe a Operação Trânsito Seguro (OTS), que completou um ano de existência em maio, mês dedicado ao Movimento Internacional Maio Amarelo.

Balanço Semestral da OTS – O primeiro balanço semestral de 2015 revela que a OTS abordou, em todo o Estado, quase 30 mil veículos, notificando cerca de 7 mil motoristas infratores. Somados, o número de veículos e documentos recolhidos totalizou 969. A OTS, conforme as demandas da sociedade, dá ênfase à fiscalização de determinadas infrações. Este ano, por exemplo, as motocicletas são o principal alvo da Operação.

A edição 2ª 2015 do Movimento Maio Amarelo, encabeçado pelo DETRAN-PE com apoio 47 órgãos a exemplo da CTTU, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Quarenta e nove municípios, além de Fernando de Noronha, engajaram-se no empreendimento com o objetivo de, por meio de ações educativas, chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes nas vias e rodovias do nosso estado e sensibilizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito. “Sob coordenação do DETRAN-PE, o Maio Amarelo, em Pernambuco, tornou-se referência no País”, comemora o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro.

Os cursos de Pilotagem Defensiva, cujo público-alvo são motociclistas – maior índice de acidentes do Recife – voltaram com todo vapor em 2015 e, neste primeiro semestre, focaram o Interior do Estado, atuando em Garanhuns e em Arcoverde e atingindo cidades próximas do Agreste e do sertão.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *