Eleições tranquilas em Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social registrou uma eleição tranquila em Pernambuco. De acordo com a pasta, 23 prisões em flagrante, 116 Termos Circunstanciados de Ocorrências e três Boletins de Ocorrências Circunstanciados (envolvendo menores) foram computados no último domingo (5) – data do primeiro turno. “A partir da integração entre os diversos órgãos conseguimos realizar uma eleição amena, a mais tranquila dos últimos anos. As ocorrências registradas estavam dentro de nossas expectativas, tudo ocorreu como planejamos”, comemorou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

As ocorrências das Eleições 2014 foram contabilizadas a partir do monitoramento realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Regional e foram acompanhadas pelos representantes das instituições envolvidas no pleito. Durante o domingo estiveram presentes no CICCR, integrantes da Secretaria de Defesa Social e de seus órgãos operativos (PM, PC, Científica e CBMPE), somados aos representantes do TRE, da Polícia Federal e Rodoviária Federal, além do Samu e do Ministério da Justiça.

O monitoramento nas ruas e principais pontos de votação aconteceram ininterruptamente, sendo realizado com a ajuda das câmeras da SDS e das prefeituras. As ocorrências no interior do Estado foram repassadas de forma instantânea para as equipes de plantão no CICCR através de um sistema de gerenciamento. Entre os principais registros destaques para as pessoas detidas pelo crime de boca de urna, por transporte irregular de eleitor e por propaganda irregular. Também foram registradas ocorrências de corrupção eleitoral e fornecimento de alimentação para o eleitor.

No fim dos trabalhos no Centro Integrado, o secretário agradeceu o esforço de todos os profissionais de segurança. “O sucesso da Operação Eleições 2014 deve-se também a cada policial militar, civil e científico, a cada bombeiro militar que trabalhou empenhado para garantir a segurança dos pernambucanos durante o pleito. No segundo turno iremos repetir o trabalho integrado”, finalizou. Ele ocorrerá no próximo dia 26.

Caruaru

No âmbito municipal, a eleições 2014 também foram consideradas tranquilas no 1º turno. “Só contabilizamos ocorrências em municípios próximos como Riacho das Almas, São João do Monte, Cupira e Bonito. Todas elas relacionadas à boca de urna. Já em Caruaru correu tudo dentro da normalidade”, informou o subcomandante do 4º BPM, Fábio Souza.  

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *