Em Caruaru, SESI-PE inaugura segunda escola de referência da rede no Estado

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) inaugurou, nesta segunda-feira (11), a segunda escola de referência do SESI no Estado. A cidade escolhida para receber o equipamento, com investimento de mais de R$ 17 milhões, foi Caruaru, no Agreste pernambucano. Autoridades nacionais, estaduais e municipais prestigiaram a solenidade que, além da presença dos alunos da unidade e de seus familiares, contou ainda com a apresentação cultural da dupla Ivison e Arthur, que é sucesso nas redes sociais, tocando sanfona de 8 baixos, pandeiradas e percussão.

O presidente da FIEPE e diretor regional do SESI-PE, Ricardo Essinger, destacou a excelência do ensino de referência do SESI com uso da metodologia STEAM e de equipamentos de ponta. “A unidade é motivo de satisfação e de muito orgulho para nós. Nosso objetivo maior é proporcionar um futuro melhor para os alunos, principalmente os da comunidade da indústria, por meio do ensino moderno, sem onerar as famílias. O conhecimento, através da educação, ele nos prepara para ensinar, sendo uma tarefa gratificante que nos torna mais nobres, mais sábios e mais participativos na construção do futuro”, disse.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antônio Ricardo Alban, ressaltou que o desenvolvimento da indústria no Brasil precisa de mais iniciativas públicas e privadas, como a da Escola SESI de Referência. “Nós precisamos contribuir e pensar no País e na indústria do futuro. E, cada vez mais, ela vai requerer conhecimento, inovação em tecnologia e formação não apenas profissional, mas a formação que vem desde a juventude. O Sistema Indústria agradece a oportunidade que os alunos e suas famílias estão dando para que o SESI possa ampliar sua atuação e fazer ainda mais”.

Superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo pontuou que a inauguração da Escola de Referência é a chegada de um novo tempo para Caruaru. “O SESI-PE completou 77 anos no dia em que inauguramos esta escola. Essa coincidência apenas reafirma que, após mais de sete décadas, a maior missão dessa instituição continua sendo transformar vidas através de uma educação de qualidade e que prepara os nossos alunos para os desafios do mundo moderno e para serem cidadãos ativos e responsáveis”.

A escola SESI de Referência de Caruaru tem uma estrutura com 12 salas de aula, um laboratório maker, um laboratório de robótica, biblioteca e área de convivência. Com a ampliação, a Instituição passou de 18 para 24 professores em seu corpo docente. Por estar próxima de um polo industrial, cerca de 60% dos alunos da unidade são dependentes da indústria pernambucana.

Também estiveram presentes o diretor administrativo da FIEPE e conselheiro do SESI-PE, Bruno Veloso; o superintendente de Educação do Departamento Nacional do SESI, Wisley Pereira; deputado federal Mendonça Filho; o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, representando a governadora, Raquel Lyra; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Gadelha; o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta; o desembargador Paulo Augusto de Freitas.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.