Empresárias firmam parceria para sobreviver à crise

Em tempo de recessão econômica é propício ampliar os negócios? Errou quem respondeu que não. Um exemplo que a ousadia e o planejamento fazem toda a diferença numa época em que quase todos os setores sofrem com as consequência de uma crise sem precedência e sem previsão de término, arriscar pode ser o caminho certo para a sobrevivência da empresa. Em Caruaru, assim como nos demais municípios do país, o segmento de beleza registra uma considerável queda no movimento de clientes nos salões. Mas há quem está se dando bem. Um exemplo disso é a empresária Fabiana Santos, que viu neste período difícil uma oportunidade de crescimento dos negócios.

A esteticista de 34 anos sempre trabalhou sozinha e um dos pontos em que mais demorou foi na Rua João Condé, Centro da cidade, oferecendo os serviços de depilação com método espanhol e roll-on e designer de sobrancelhas. Mas, com a chegada da crise o primeiro sinal foi sentido com a redução da frequência da clientela. “Quem vinha todas as semanas passou a vir a cada 15 dias e quem vinha duas vezes por mês passou a usar nossos serviços apenas uma vez”, conta a empresária que não tinha nenhuma pretensão de fechar o negócio que havia montado com tanto sacrifício. “Foi aí que vi uma luz no fim do túnel: ampliar os serviços e mudar para uma local mais amplo”, lembra.

No segundo semestre de 2016 ela reencontrou uma amiga de infância, Carmel Bezerra, de 35 anos e 17 dedicados a cuidar das unhas e cabelos de clientes. Estava nascendo uma parceria agora com uma cabeleireira, manicure e esteticista. “Foi tudo tão de repente que em pouco tempo já estávamos trabalhando juntas”, frisa Carmel. Há apenas quatro meses atuando no Lady’s Studio, as duas sócias estão vendo o movimento aquecer a cada dia e isso só foi possível diante da oportunidade de crescimento que elas viram no cenário atual.

As duas amigas de longas datas estão provando que é possível aproveitar o momento e se destacar no mercado mesmo diante do cenário desfavorável que a economia brasileira vive atualmente. “A crise é algo inesperado. Gera incerteza e desconforto, além de ter um resultado totalmente imprevisível. Em compensação, traz oportunidades, evolução de aprendizado e a chance de mudar estrategicamente para crescer e desenvolver vantagens competitivas”, afirma Carmel.

De acordo com ela, a clientela gosta sempre de novidades e a mais nova é o spa dos pés. “Elas estão adorando cuidar dos pés e ao mesmo tempo ter praticamente uma sessão de relaxamento. Acredito que vamos superar essa crise com muito trabalho, mas com satisfação profissional”, acrescentou Carmel Bezerra.

E as novidades não param por aí. As profissionais estão investindo em um novo espaço para a implantação do serviço de micropigmentação e tatuagem feminina, que será executado por uma terceira profissional. Aprendi a lição de que “em meio à crise, é mais viável que alguém que esteja em situação desfavorável melhore de posição. Já quem está muito acomodado acaba caindo”, finaliza Fabiana Santos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *