Empresas realizam campanhas internas de incentivo à doação de sangue

Neste sábado, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, data que objetiva conscientizar sobre a necessidade da doação. Atualmente, menos de 2% da população brasileira doa sangue. O número está abaixo da meta da OMS (Organização Mundial de Saúde), que almeja 3% da população doadora.

Uma vez que o sangue é insubstituível, as campanhas são fundamentais para ampliar o número de doadores voluntários e transformá-los em doadores regulares. Como parte desse processo, algumas organizações abraçam a causa e incentivam os funcionários a doarem. Há quatro anos, o Mercantil do Brasil criou o “MB Doação de Sangue”, articulando e agilizando a captação de doadores de sangue com o público interno.

Michelle Garcez, escriturária do banco, teve a sua primeira experiência com a doação de sangue por conta do programa. A jovem de 27 anos diz que sempre quis doar, mas não conseguia conciliar as atividades do dia a dia e a ida ao hemocentro. “O MB Doação de Sangue foi o empurrãozinho que faltava para me tornar doadora”, conta. Há quatro anos, mesma data de criação do programa, Michelle doa sangue pelo menos duas vezes ao ano e se transformou em incentivadora da ação entre os colegas de trabalho, familiares e amigos.

Dentre as atividades organizadas pela instituição financeira estão as caravanas de doação de sangue e a divulgação de solicitações de doação encaminhadas pelos colaboradores. Desde a criação do programa, estima-se que, por meio das caravanas organizadas pelo banco aos hemocentros, 79 pessoas participaram e cerca de 316 foram beneficiadas com a doação – a expectativa é que cada doação favoreça quatro vidas.

Atualmente, o MB conta com uma rede de solidariedade com o cadastro de cerca de 500 colaboradores, de várias regiões do Brasil.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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