Entrega do Título de Notório Saber da Cultura Afro é marcado pela importância da educação antirracista em Caruaru

A noite da quinta-feira (23) foi marcada pela entrega do Título de Notório Saber da Cultura Afro, realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura. Todos os homenageados ressaltaram a importância da educação antirracista do município. Além disso, dezenas de pessoas acompanharam a apresentação do Grupo de Capoeira Raça Nobre, na Estação Ferroviária.

“A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro é aberta ao diálogo e abre portas para todos. A Fundação de Cultura vive um novo momento e abraça a todas as pessoas. Cada um aqui contribui para um mundo melhor, um mundo sem racismo”, disse o presidente da Fundação, Hérlon Cavalcanti.

Atualmente, a Prefeitura de Caruaru já fez a entrega do Título de Notório Saber a mais de 70 personalidades. Este reconhecimento a quem contribui com a valorização da Cultura Afro foi determinado a partir da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial.

Neste ano, receberam a homenagem Tamyres Cristiane, gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos na SDSDH; Carla Barros, advogada, professora e artista plástica; Rosivaldo Nascimento, dançarino de break, produtor cultural, apresentador e mestre de cerimônia; Marco Aurélio, professor universitário e radialista; Mãe Manu, ialorixá e fundadora da ONG Todos Contra a Fome; Caroliny Vieira, professora de capoeira e danças regionais; e Lucio Farias, professor concursado da Secretaria de Educação de Caruaru.

“Foi uma enorme satisfação receber esse título tão importante. É motivo de muita alegria. Eu dedico esse título a todos os servidores públicos negros da prefeitura”, falou Tamyres Cristiane. Em seguida, Lucio Farias afirmou que estava muito emocionado com a homenagem: “Meu compromisso é fazer a educação com as pessoas de Caruaru. Tudo o que aprendo a fazer é com os mais de 47 mil estudantes de Caruaru e os mais de 5 mil servidores”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.