Escola Conecta promove atividade em alusão ao Dia de Combate ao Bullying

Uma Lei Federal sancionada em 2016 instituiu o 7 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. Compreendendo a importância da data, a Escola Conecta realiza ao longo desta semana uma série de ações para sensibilizar os alunos sobre o tema. Na próxima sexta-feira (5), alunos capacitados pela escola participam de uma atividade de conscientização durante o início das aulas.

Com pedagogia inspirada em um modelo criado pelo pesquisador espanhol, José Maria Avilés, a Escola Conecta promoveu a capacitação de alguns estudantes, que foram eleitos entre os próprios alunos, para que eles identifiquem e possam agir em casos de bullying. Ao longo desta semana, palestras, sessões de cinema e debates abordam esta temática durante as aulas. Na sexta-feira (5), os alunos que participaram do projeto espalharão cartazes pela escola e vão conversar com os demais jovens sobre o tema.

“A ideia do projeto é ensinar o respeito e o convívio entre os pares. É dever também protegê-los. A escola é um dos principais espaços de convivência da criança e do adolescente com o outro, então ela tem a função de ensinar os costumes e diferenças do outro”, comenta a diretora da Escola Conecta, Sandra Janguie. “Os alunos adoram o projeto porque eles são os protagonistas dele”, completa.

A coordenadora do projeto, a pedagoga Catarina Gonçalves, explica a importância de trabalhar o tema com os estudantes. “O Bullying só se configura quando a agressão é cometida por um indivíduo que está no mesmo grau hierárquico da vítima. Assim, entendemos que é muito eficaz quando preparamos os alunos para ajudar aqueles que estão sofrendo. Qualificados, esses jovens identificam as vítimas, se aproximam delas e buscam orientar esses outros estudantes”, explica Catarina, que também é professora da Universidade Federal da Paraíba e especialista em estudos sobre o bullying.

Como identificar o Bullying?

Além de ser cometido por alguém que está em mesmo nível hierárquico, o bullying é configurado quando as agressões são sistemáticas. Características como isolamento, ausência de amigos, introspecção, falta de vontade de frequentar as aulas, distúrbios alimentares são fatores que os pais precisam ficar atentos.

O bullying é caracterizado por agressões psicológicas, com a utilização de apelidos, falsos boatos e, mais recentemente, por meio do ciberbullying, quando estas agressões são publicadas em redes sociais.

A Escola Conecta fica localizada na Rua Benfica, nº 197, no bairro da Madalena, no Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *