Especialista mostra como tomar um empréstimo vantajoso para quitar dívidas

Com a recessão econômica que vive o Brasil nos últimos dois anos é comum que os cidadãos estejam mais enforcados com suas contas. Os preços subiram, os salários diminuíram, as taxas de desemprego são as mais altas da história e as dívidas estão mais caras. Uma solução para desafogar as contas, principalmente no início do ano, é tomar um empréstimo. Contudo, é preciso considerar muitos fatores que evitarão dor de cabeça, fraudes e as melhores taxas na hora de contratar um empréstimo para pagar dívidas.

Marcelo Ciampolini, fundador e CEO da Lendico, dá dicas para tomar este tipo de empréstimo – na Lendico mais de 54% das solicitações de empréstimo tem esse perfil, o pagamento de dívidas. A Lendico recebe mais de 3 mil pedidos por dia.

Para Ciampolini o primeiro passo é simular a contratação do crédito no site do próprio banco onde se é cliente. “Somente de posse dessa proposta será possível saber se as condições oferecidas pelas demais instituições financeiras realmente valem à pena. Esse deve ser o primeiro passo”, afirma.

E como fazer essa comparação da maneira correta?

O CEO da Lendico explica que, na maioria das vezes, é difícil obter as taxas dos demais bancos quando não se é correntista ou é sem ir à agência. Mas há uma solução prática e confiável para esta questão. “Para saber se a taxa de uma instituição financeira alta ou não, sem precisar ir até ela, recorra ao site do Banco Central (BC). Lá é possível pesquisar o Custo Efetivo Total (CET) cobrado em cada linha de crédito e por cada banco. A partir daí, a comparação entre o crédito pessoal oferecido pelos bancos e pelas plataformas 100% online será justa e confiável, permitindo ao consumidor tomar a melhor decisão”, diz Ciampolini.

O CEO da Lendico explica ainda o passo a passo para esse consulta no site do BC – que é bem simples. Veja abaixo:

Feita a comparação, quais os próximos passos indicados pelo especialista?

1 – Analise e organize suas finanças

Antes de tomar um empréstimo você precisa fazer uma planilha na qual saberá todos os seus ganhos, despesas e dívidas. Com estas informações visíveis, você saberá quais são suas condições de pagar uma dívida sem tomar um empréstimo e também, se for realmente necessário pegar um, quanto precisa e quais suas condições de pagamento.

2 – Saiba se vale a pena pegar um empréstimo

Tomar um empréstimo costuma ser uma boa solução quando você tem uma dívida com taxa de juros muito alta, como rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo. Nestes casos a troca de dívida pode compensar.

É preciso avaliar no entanto quais são as taxas e comparar, pois só assim você saberá se é uma boa ideia ou não.

3 – Conheça suas condições de pagamento

Não adianta apenas dizer “preciso de um empréstimo de R$ 10 mil”, por exemplo. Você precisa saber quanto de dinheiro você tem disponível por mês para pagar as prestações. Com isso em mente poderá fazer as simulações e saber quanto de crédito você consegue e que prestação cabe em seu orçamento.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *