Estado promove capacitação sobre os povos ciganos para professores da rede pública

unnamed (1)

Na semana das comemorações do Dia Nacional do Cigano (24 de maio), o governo do Estado realiza um importante debate sobre esse povo, vítima de preconceito e discriminação. Será o seminário “Povos ciganos: identidade, cultura e história”, que acontecerá nesta terça-feira (23), a partir das 13h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no Bairro da Madalena, no Recife. O público-alvo será professores e servidores da rede estadual. Quem está promovendo é a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, através da Gerência de Políticas Educacionais em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, com apoio da Associação dos Ciganos de Pernambuco – ACIPE.

Esta é a primeira capacitação realizada pelo Estado na Educação com foco nas comunidades ciganas e faz parte de um esforço de entidades governamentais e não governamentais para promover a inclusão social dessa minoria étnica, presente (segundo levantamento da UFPE) em 21 municípios pernambucanos. “É importante realizar esse debate com os professores para eles conhecerem a cultura cigana, para saberem como lidar com os alunos de origem romani”, diz o cigano Enildo Soares “Kalon”, presidente da ACIPE. “Atualmente existem cerca de vinte mil ciganos em Pernambuco, desde o Litoral até o Sertão, a sua maioria da etnia Calon”, acrescenta Enildo.

A história do povo cigano – presente em Pernambuco, segundo documentos oficiais, desde 1720, vindos de Portugal – será abordada em uma mesa-redonda pelo Prof. Dr. Roberto Barata, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em seguida, o Prof. Erisvelton Sávio Silva de Melo, Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, falará sobre o “Ensino da história dos povos ciganos: currículo escolar e identidade: velhos desafios, novas perspectivas”.

Na abertura do evento, haverá duas apresentações culturais: a Cigana Contadora de Estórias (a escritora Gabriela Kopinits), vai narrar um conto cigano da Hungria e a cigana Josiane, de Paulista, vai fazer uma dança cigana.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *