Alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) criou um aplicativo mobile para o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA). A ferramenta foi desenvolvida inicialmente para celulares com sistemas Android, BlackBerry, e em breve para IOS e Windows Phone. O aplicativo leva notícias da instituição, permite interação via redes sociais e deixa mais prático o ato de doar.
Após 12 anos humanizando o tratamento de crianças e adolescentes contra o câncer e prestando apoio aos familiares dos pacientes, o ICIA ganha o apoio da tecnologia. A instituição passa a contar com um aplicativo para celular que permite doações, transmissão de notícias e interação com o ICIA por meio das redes sociais. A novidade só foi possível por causa do engajamento e da iniciativa de um grupo de estudantes de Sistemas de Informação da UPE Caruaru.
O aplicativo tem menu simples e diferentes opções de interação. Pelo celular, quem baixar o aplicativo poderá fazer doações para o ICIA, ligando automaticamente para o telemarketing da instituição. Além disso, poderá saber as últimas notícias do ICIA, conferir fotos e vídeos e interagir com a instituição no Facebook e instagram. A ferramenta também informa o usuário todas as formas de ajudar o ICIA.
Kayo Henrique foi um dos alunos que teve a iniciativa da criação do aplicativo. Ele explica que a iniciativa partiu da vontade de prestar um serviço social e ajudar minimizar o sofrimento de várias crianças que são atendidas na instituição. “Considerando que o mundo está cada vez mais digital e vendo a possibilidade de ajudar uma instituição como o ICIA, pensamos em colocar o conhecimento técnico adquirido durante a faculdade em algo que beneficiasse toda a sociedade, então surgiu a ideia de fazer um aplicativo para que as pessoas tivessem acesso ao trabalho que a instituição desenvolve. Tivemos a preocupação em colocar no aplicativo informações sobre o ICIA para quem quiser ajudar mesmo sem conhecer, e que possa através do aplicativo ter acesso a fotos da instituição, alguns depoimentos, outras formas de como ajudar: doação mensalista, voluntário e toda a parte de contato”, conta.
A iniciativa solidária dos jovens deve tornar o ICIA ainda mais próximo de pessoas interessadas em ajudar a instituição. Com a ferramenta, o ICIA espera divulgar o nome da instituição, estreitar laços com colaboradores e incentivar novas doações.