Após o término da Black Friday, a empresa de monitoramento de e-commerces, WebGlobal.com.br, realizou em parceria com o www.blackfriday.com.br, uma pesquisa que mostra as alterações de preços das mercadorias nos dias 23 e 24 de novembro, em comparação com a semana anterior, nos dias 16 e 17.
O levantamento mostrou que o varejo eletrônico sofreu significativas alterações de preço, sendo que nos dias 23 e 24, os números representaram uma baixa de mais de 73% na média geral. Isso significa que durante o evento, a diminuição dos preços foi relevante e se manteve com relação aos valores comercializados fora do período de Black Friday. O estudo monitorou 23 categorias, que totalizam 32 mil produtos.
A categoria que registrou o maior percentual de alterações para redução de preços na véspera foi a de lava-louças, com 83,8%. Na sexta-feira, a categoria que mais baixou foi a fritadeira, com 87,6%, seguida pela caixa de som para celulares, com 86,5% e os liquidificadores chegando a 81,7%.
Os resultados da pesquisa mostram uma variação positiva de preços para o consumidor. Nos dias 16 e 17, a maioria das categorias tiveram redução de preços: das 23 estudadas, 16 mostraram diminuição nas alterações de valores.
“As oscilações de preços são absolutamente normais. Nota-se que nos dias 16 e 17, essas baixas aconteceram em quase todas as categorias, no entanto, nos dias 23 e 24, a queda foi representativa, sendo que na véspera da Black Friday, foi onde o mercado realizou mais alterações”, explica Juliano Berlitz, CTO da WebGlobal.
Durante o evento, as modificações nos preços dos produtos são constantes, possivelmente como uma maneira de obter os melhores resultados na data. No dia 23, mais de 95 mil alterações foram executadas e 68 mil aconteceram na sexta, dia 24.
“O monitoramento é importante, identificamos que mais de 73% das alterações foram de baixa nos preços, isso mostra que a Black Friday foi em sua maioria positiva para os consumidores”, afirma Juliano.
Sobre a WebGlobal
A WebGlobal é uma empresa especializada em Big Data Analytics aplicada ao monitoramento de preços e análise de sortimento e precificação do mercado online. Ela monitora hoje cerca de 50 milhões de ofertas diariamente e, através dessa abrangência, é capaz de acompanhar milhões de alterações em produtos e lojas 24 horas por dia, criando soluções para varejistas, fabricantes e importadores no monitoramento de e-commerces convencionais e marketplaces.
Sobre o Busca Descontos
Portal com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos – www.buscadescontos.com.br – reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O portal conta com uma base de 12 milhões de usuários cadastrados, que recebem as principais ofertas por email. O canal traz ao consumidor descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.
O Busca Descontos também promove uma série de datas importantes para o comércio eletrônico, as chamadas “big dates”, como BlackFriday.com.br, Boxing Day, Cyber Monday e Brasil Game Day. Por meio delas, o portal ajuda a alavancar as vendas no e-commerce brasileiro ao mesmo tempo em que traz descontos e oportunidades aos consumidores.