O desenvolvimento econômico alcançado por Caruaru possibilitou que a medicina local também evoluísse consideravelmente. Somando-se ao Recife e sua Região Metropolitana, a Capital do Agreste ajuda a compor um dos principais polos médicos do país, com profissionais e equipamentos de referência. Em relação à estrutura para prevenção e combate ao câncer, isso já é uma realidade: no Brasil, apenas cerca de 40 cidades possuem o aparelho PET-CT, o que há de mais preciso e poderoso no diagnóstico da doença, e Caruaru é uma delas.
A clínica Manoel Florêncio Diagnósticos é a responsável por oferecer o exame, que é capaz de detectar, por meio de um tomógrafo de alto nível, a presença de tumores ainda na fase molecular e intracelular, ou seja, antes de estarem formados. Isso possibilita que se planeje e monitore o tratamento dos tumores, oferecendo a possibilidade de uma maior velocidade de varredura do exame. Além disso, o PET-CT determina, de forma precisa, o real estágio da doença.
O aparelho é utilizado, principalmente, nas áreas da neurologia, cardiologia e oncologia. O médico e empreendedor Manoel Florêncio considera que foi importante fazer o investimento e trazer o aparelho, pois ele auxilia na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Ter esse equipamento faz Caruaru ser referência. Ele é importante porque diminui o tempo de tratamento, reduz a dose de substâncias em procedimentos como a quimioterapia e possibilita uma baixa dosagem de radioterapia, o que pode desgastar menos o paciente, dependendo do metabolismo de cada um” destacou.
Como funciona
O exame consiste na injeção de um pequeno volume de radiofármaco (glicose marcada pelo material radioativo FDG-18 Fluor), que, após sua distribuição por todo o organismo, gera informações únicas, que nenhum outro exame de imagem consegue obter. O resultado representa um novo padrão de imagens, que passa a indicar a melhor conduta e orienta o tratamento dos pacientes, principalmente oncológicos.