Inaugurações de shopping centers diminuem 46% em 2015

A conjuntura econômica do Brasil vem atingindo diversos mercados e com o setor de shopping centers não é diferente. Em 2015, foram inaugurados 15 centros de compras em todo o Brasil, um número 46% menor do que no ano anterior. Mas estes dados não significam estagnação. O estudo “Shopping Center – Evolução 2015”, produzido pela Geofusion, empresa especializada em Inteligência Geográfica de Mercado, mostra as movimentações deste setor em 2015, que apontam tendências para os próximos anos.

De acordo com o levantamento da Geofusion, 47% dos municípios com inaugurações em 2015 receberam seu primeiro shopping naquele ano. Em 2014, essa proporção era de apenas 28%. Também merece destaque o perfil dos empreendimentos. Em 2015 houve um crescimento na participação dos shopping centers de vizinhança e pequeno porte – até 20 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) – e um decréscimo na participação dos shoppings de porte médio, grande e mega .

Inaugurações de shopping por região

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“O País vem enfrentando uma instabilidade econômica e, assim como outros setores, os shoppings centers estão sentindo os efeitos. A diminuição de inaugurações é um dado que representa esse cenário. Porém, é possível que a situação econômica também signifique novas oportunidades. Conquistar mercados pouco explorados e investir em modelos de negócio diferentes pode ser o diferencial para se destacar e obter bons resultados”, esclarece a diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, Susana Figoli.

O Brasil possui mais de 542 shopping centers em seu território, sendo que mais de 70% deste total estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Mas, de acordo com as análises, outras regiões começarão a ganhar destaque nos próximos anos.
O levantamento mostra ainda o perfil dos mercados que receberam estes empreendimentos. Houve uma maior participação de municípios com rendas mais baixas, predominantemente D e E, principalmente, nas regiões Norte e Centro-Oeste. No ano anterior, a maioria das cidades tinha perfil de renda C.

As lojas também foram impactadas. As maiores redes de varejo – com 100 ou mais unidades – apresentaram um decréscimo de 35% nas aberturas. Enquanto aquelas com menos de 100 estabelecimentos e as lojas únicas tiveram um crescimento nas inaugurações de 4,7% e 11,3%, respectivamente, todas em relação a 2014.

Sobre a Geofusion

Há 19 anos no mercado, a Geofusion é a maior empresa de Inteligência Geográfica de Mercado do Brasil. Por meio da sua plataforma SaaS de Geomarketing, o OnMaps, a empresa apoia seus clientes em áreas como planejamento estratégico, expansão, marketing, inteligência de mercado, vendas e gestão de negócios. A Geofusion está na 47ª posição do ranking das 200 Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem no Brasil, organizado pela revista Exame PME. http://www.geofusion.com.br / blog.geofusion.com.br

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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