Fafica realizará seminário em abril

aa3bf435-d74a-4ffa-ba16-b8f6da94a588

Os templos católicos sempre provocam emoções fortes não só pela energia que transmitem, mas pela beleza de suas arquiteturas. A preservação de suas características é motivo de preocupação, principalmente dos párocos. Visando preparar os futuros padres para o desafio de serem guardiões de suas igrejas, o curso de Teologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Fafica, realiza em abril o seminário “Arquitetura e Arte Sacra”.

“A Igreja sempre foi uma promotora da arte. Os templos e demais prédios religiosos têm uma característica própria que sinaliza a transcendência. Nossos alunos, em sua maioria, são seminaristas e irão estar, futuramente, à frente das Paróquias. Vão se deparar com situações de reformas e construção. Por isso, a ideia do seminário é capacitá-los para poder intervir de modo correto, respeitando os estilos e cuidando dos espaços sagrados”, explica o Padre Bartolomeu Félix, coordenador do curso.

O seminário acontecerá em três sábados: dias 2, 9 e 16 de abril. O Palestrante será o Padre Silvano Onofre, formado em Arquitetura e estudioso das artes sacras. Ele é responsável pelas obras de reforma e construção das igrejas que fazem parte da Diocese de Caruaru e está empenhado na reforma e construção de diversas igrejas em outros estados do Nordeste.

O curso é aberto ao público. A inscrição custa R$ 20 e deve ser feita no site http://eventos.fafica-pe.edu.br/. As aulas serão das 8h às 12h no Bloco A da Instituição.

Para o Pe. Bartolomeu, a intenção é, ainda, a de mostrar que a Teologia está conectada com os diversos assuntos da sociedade: “para mim, é uma alegria poder abordar um tema atual que favorece a interdisciplinaridade entre a Teologia e a Arquitetura. Para nós, a Teologia não é uma reflexão isolada, mas que está em conexão com tudo o que nos rodeia, incluindo as Artes”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *