Faturamento de redes de farmácias populares cresce 74%

As redes de farmácias populares ligadas à Farmarcas obtiveram um resultado impressionante em outubro deste ano, apresentando um crescimento orgânico de 74% em seu faturamento em relação ao mesmo período de 2015. Assim, o valor da venda líquida de todas as lojas das redes populares somadas foi de R$ 64.834.033,00 em outubro deste ano, frente 37.242.765 em outubro de 2015.

São consideradas farmácias populares da Farmarcas as das redes Ultra Popular, Super Popular e Maxi Popular. O crescimento orgânico se baseia na junção do crescimento do número de lojas e do faturamento individual dessas. Para se ter ideia, a quantidade de farmácias ligadas às redes populares saltou 61,5% em todo país, passando de 232 para 376.

Todas farmácias das redes

Levando em conta todas as redes da Farmarcas, o crescimento também foi bastante expressivo, atingindo 47,41% no mesmo período. Enquanto em outubro de 2015 o faturamento foi de R$ 58.453.602,00, em outubro de 2016 foi de R$ 86.169.216,00, um resultado que também advém do aumento do número de farmácias associadas às redes e, principalmente, do aumento individual do faturamento das farmácias.

Ponto importante é que o setor farmacêutico quase não sentiu os reflexos da crise que atinge outras áreas da economia. “Além de ser uma necessidade básica, o mercado farma também tem muito o que crescer no país, pois o acesso a medicamentos e outros produtos comercializados em farmácias no país era muito abaixo da média mundial. Outro ponto de destaque que observamos é que a população está mais preocupada com os preços desses produtos, buscando locais com os menores valores”, explica o diretor operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira.

Mas dentro da rede também existem diferenciais que explicam e baseiam esse crescimento exponencial que se deu acima até mesmo do restante do mercado farma; ferramentas diferenciadas de gestão foram utilizadas, buscando padronizar os atendimentos de todas as lojas, além de ações agressivas de marketing.

O diretor operacional conta ainda que há um cuidado muito grande na padronização dos processos das farmácias. “Essa preocupação vai desde a fachada e o layout das lojas até a possibilidade de descontos e o preenchimento de dados administrativos. Para isso, investimos intensamente em profissionais de relacionamento com as farmácias, que chamamos de ‘anjos’”.

Os ‘anjos’ são um grupo de profissionais responsáveis pela gestão do relacionamento entre a Farmarcas e as farmácias. Eles possuem um painel de lojas e, a partir das ordens de serviço registradas no sistema de controle do cadastro de associados, monitoram e acompanham para que todas as demandas sejam resolvidas com rapidez e eficiência.

Eles também são responsáveis por orientar as lojas quanto ao correto preenchimento das ferramentas disponibilizadas, como correções e ajustes nos relatórios de lucratividade, e também na divulgação das inúmeras campanhas promocionais desenvolvidas pela equipe comercial.

Segundo Ângelo Vieira, as projeções de crescimento para os próximos períodos também são positivas. ”Estamos otimizando ainda mais nossas ações e trabalhando de forma que os clientes possam buscar nas farmácias das redes associadas os melhores preços de medicamentos. Isso se deve ao fato de termos estudos que apontam que o preço é um dos fatores definitivos na hora da compra de medicamentos”, finaliza.

Sobre a Farmarcas

A Farmarcas (http://www.farmarcas.com.br/ ) é uma associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas, tendo como foco a capacitação dos empresários e a excelência na gestão das lojas. Atualmente, fazem parte da empresa as redes Drogarias Ultra Popular, Farmácia Super Popular, Farma100, Entrefarma, Drogarias Maxi Popular, Farmácias BigFort, AC Farma e Megapharma.

Uma equipe de especialistas dispõe de ferramentas gerenciais exclusivas, desenvolvidas e testadas pela Febrafar (federação que reúne mais de nove mil farmácias independentes em todo o Brasil), e todos possuem o compromisso de orientar, apoiar e servir os associados, para que atuem com alta eficiência operacional e se tornem cada vez mais competitivos e prósperos. A equipe trabalha para fazer com que a empresa seja reconhecida como a melhor e mais eficiente na gestão de agrupamentos de farmácias do Brasil.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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