Feira Nacional do Livro do Agreste chega à segunda edição

Wagner Gil

Pela segunda vez, a Capital do Forró vai se tornar na Capital da Literatura, com a Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), que acontece de 10 a 15 de outubro. Promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Caruaru, o evento traz à cidade autores das mais variadas vertentes – da literatura infantojuvenil à história brasileira -, para debater com o público, realizar cursos e autografar obras. A programação destaca as comemorações pelos dias das Crianças (12) e do Professor (15).

O presidente da Cerpe, Ricardo Leitão, esteve na coletiva de imprensa que lançou o evento, na manhã da última quinta (5). Ele falou com exclusividade ao VANGUARDA. “Estamos muito satisfeitos por realizar, por mais um ano, a Fenagreste em Caruaru. A feira cresceu, terá mais um dia de funcionamento, o que também exigiu a ampliação das atividades. Fazemos, portanto, um investimento ainda maior no incentivo à leitura”, destacou.

A Feira Nacional do Livro do Agreste ocupará o Espaço Cultural Tancredo Neves e funcionará, diariamente, das 9h às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas. Na noite do dia 10 haverá a solenidade de abertura, com a presença de autoridades, e uma homenagem ao escritor José Condé, a quem esta edição é dedicada. A importância do autor para a literatura nacional será destacada pelo também escritor Edson Tavares. A abertura contará ainda com o compositor Onildo Almeida, apresentando a sua famosa música ‘A Feira de Caruaru’.

Muito animada com o evento, a prefeita Raquel Lyra comemorou a ampliação de mais um dia e disse que a saída para a crise é investir na educação. “José Condé é um dos grandes nomes que Caruaru legou à literatura nacional. Não podíamos fugir a esta homenagem em seu centenário e, em especial, no mês do seu nascimento. Estamos muito felizes em trazer a Fenagreste a Caruaru e, mais ainda, em possibilitar que nossos professores da rede municipal adquiram obras na feira e possam se capacitar nas palestras e cursos que serão oferecidos”, destacou.

Para o secretário de Educação, Rubenildo Moura, a Fenagreste funciona como uma importante ferramenta de complemento ao ensino em sala de aula ao promover o encontro dos estudantes com os autores. “É um momento muito importante. A criança terá a contação de história e, ao mesmo tempo, poderá conhecer o autor da obra, conversar com ele. Teremos um belo Dia das Crianças, com show, oficinas, lançamentos de livros infantis, do jeito que a garotada gosta”, salienta.

Programação

Uma das principais atrações da feira, o ator Aramis Trindade ocupará o palco principal logo na noite de abertura. A partir das 19h, ele apresentará a sua versão do clássico ‘Romeu e Julieta’, em forma de cordel. A peça traz para a cena o escritor Ariano Suassuna, interpretado por Aramis, resgatando as famosas aulas-espetáculo apresentadas pelo autor paraibano.

Além de Aramis, destacam-se no leque de mais de 40 atrações a palestra com a sexóloga Carmen Jansen (consultora de comportamento da TV Record, no Hoje em Dia), seguida de debate sobre o empoderamento da mulher com as blogueiras Mirela Paz e Camila Diniz. Ainda na programação, oficina literária com Raimundo Carrero; palestra com o roteirista Nelson Caldas sobre o gênero terror, em especial o vampirismo; o radialista Geraldo Freire lançando sua biografia; os jornalistas Francisco José (40 Anos no Ar) e Alberto Lima (Quem É Essa Mulher?) e o cantor Maciel Melo, lançando nova edição, pela Bagaço, do seu livro autobiográfico ‘A Poeira e A Estrada’.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *